É difícil simplesmente se acostumar com as mudanças no mercado. Nem tudo pode ser previsto, mas você pode começar preparando um cenário para emergências. Mesmo situações extremas e improváveis devem ser levadas em conta. Graças a isso, quando eles aparecerem, você economizará tempo que de outra forma seria gasto no estabelecimento de um plano de ação.
Além disso, criá-lo no último minuto pode resultar em muitos erros e não será tão eficaz quanto prepará-lo com bastante antecedência. Isto leva-nos a uma conclusão geral – vale a pena investir mais tempo e energia no planeamento operacional. Decisões estratégicas e de gestão mais frequentes, e talvez até reescrever a missão da empresa. Embora isto implique maiores custos de gestão da empresa, é a melhor estratégia que lhe permitirá sobreviver, recuperar ou fortalecer a sua posição no mercado.
É muito importante observar o ambiente, a concorrência e o comportamento do consumidor. Graças a essas informações, você reagirá mais rapidamente às mudanças e adaptará sua oferta às necessidades do cliente, além de poder perceber mudanças na cadeia de abastecimento. Você pode desenvolver facilmente novos métodos de obtenção de matérias-primas.
Seus concorrentes, por sua vez, podem ter boas ideias relacionadas à consolidação de pedidos ou ao gerenciamento e reposição de estoques. Portanto, também é uma boa fonte de conhecimento. Parece que esta é a base da actividade de todas as empresas, mas muitas empresas – talvez devido à multiplicidade de outras tarefas – negligenciam esta área.
A última coisa que vale a pena mencionar no contexto da preparação para a situação do mercado é a procura activa de formas adicionais de financiamento do desenvolvimento da empresa. Existem programas e subsídios que visam cobrir parcialmente os custos relacionados, por exemplo, com a automação, o que por sua vez se traduzirá em produtividade na organização.