Ícone do site Indústria Hoje

Como prevenir acidentes de trabalho

Quando um profissional que trabalha na sua empresa se acidenta no ambiente de trabalho, é bom você se preparar para muita dor de cabeça, pois será preciso adotar uma série de medidas a fim de resolver o problema. Mas se você souber como prevenir acidentes de trabalho, esses transtornos serão muito menos frequentes. Isso trará mais segurança e também mais produtividade e menos gastos desnecessários.

Veja como prevenir acidentes de trabalho

1. Conscientize os funcionários

Além de você mesmo compreender a importância de agir a fim de evitar problemas ligados à segurança no local de trabalho, é indispensável estimular os funcionários a se informarem a respeito disso. Quanto mais conscientes eles estiverem, maior será a chance de prevenir acidentes indesejados.

Uma das suas funções deve ser fornecer os meios necessários para que todos os trabalhadores tenham os conhecimentos básicos pelos quais a prevenção será possível. É o caso de orientações via e-mails, sinalizações, panfletos e até a partir do incentivo à participação em palestras e cursos disponibilizados para quem trabalha na sua empresa.

2. Divulgue os riscos

Com clareza, lembre-se de divulgar todos os potenciais riscos aos quais os seus funcionários estão expostos em cada atividade. Ao entender detalhadamente o que pode acontecer caso acidentes ocorram, cada funcionário pensará duas vezes antes de fazer algo que não faz parte das recomendações de segurança no empreendimento.

O ideal é checar se todos os profissionais estão por dentro das informações referentes ao comportamento correto na companhia, com a finalidade de efetuar o trabalho sem que acidentes façam parte da rotina. Por conta disso, no lugar de só oferecer oportunidades diversas para que os funcionários se informem adequadamente, não se esqueça de fazer pesquisas, com o intuito de verificar se essas pessoas realmente sabem como agir e se elas sabem quais são os principais riscos.

A sinalização tem que servir como uma forma de orientação para qualquer funcionário, desde aquele que já conhece todos os riscos de acidentes até os profissionais que não puderem participar de cursos e outras opções de levar informações aos trabalhadores. Um exemplo de sinalização é a placa que avisa perigo ao usar determinado equipamento ou ao agir de uma forma específica.

3. Faça inspeções de segurança

Outra medida preventiva essencial é realizar inspeções de segurança com regularidade, levando em conta inúmeros fatores, como as condições da infraestrutura do lugar onde os funcionários trabalham, os tipos de equipamentos usados por cada pessoa, entre outros elementos que podem provocar acidentes.

Esse mapeamento dos riscos causadores de doenças ocupacionais e de acidentes de trabalho é imprescindível para que você consiga pensar em medidas preventivas mais eficientes, além de identificar as melhores maneiras de aplicá-las. O mesmo vale para ações corretivas, que também influenciam bastante na proteção de quem trabalha na sua empresa.

4. Organize o ambiente de trabalho

Também é necessário se planejar para deixar o ambiente de trabalho mais organizado, afinal de contas, trata-se de uma medida simples, mas que muitos responsáveis pela segurança acabam menosprezando. Basta um único item fora do lugar para que um acidente ou até uma tragédia aconteça.

A organização ainda vale para o setor de limpeza do seu negócio, visto que a falta de contato constante com os encarregados da limpeza pode interferir no andamento das atividades. Além disso, lembre-se de observar quais são as partes mais vulneráveis e que mais necessitam uma limpeza específica.

A partir dessas dicas, faça sua parte para garantir uma prevenção eficaz, o que será bom tanto para os seus funcionários tanto para a sua empresa.

Sair da versão mobile