Ícone do site Indústria Hoje

Como segurar vendedores dentro da equipe e evitar a rotatividade

Umas das importantes tarefas gerenciais e saber manter em baixa a rotatividade do seu pessoal. Turnover elevado, significa problemas de liderança e falhas gerenciais. A equipe responde prontamente ao estilo , eficiência e eficácia gerencial.

Só existem um meio eficaz de segurar bons vendedores dentro da equipe: é fazendo-os vender é ganhar dinheiro. Ele poderá estar trabalhando num excelente empresa, num excelente ambiente de trabalho, mas se ele não ganhar dinheiro, se desmotiva e parte para novos caminhos.

Quando um vendedor entra num novo emprego, ele vem com grandes expectativas, grande esperanças de se realizar financeiramente e profissionalmente, e se ele não encontrar isto perderá a fé e a esperança de que ali é o grande lugar que sempre sonhou encontrar.

O grande anseio de todo ser humano que atua na área de vendas é a autorealização financeira em primeiro lugar, e a realização profissional em segundo. A ordem pode ser trocada em algumas pessoas. Como realização financeira está o desejo de ganhar dinheiro suficiente para se manter com dignidade e atender os seus objetivos materiais; como realização profissional, o desejo de crescer e se desenvolver dentro da empresa para outras posições em que ele se sinta valorizado, que lhe dê prestígio, ou status e faça-o sentir-se bem no ambiente profissional, familiar e social.

O gerente não pode se esquecer que não é gerente apenas do profissional, mas sim também gerente do ser humano que está por traz deste profissional, e que para que ele se deslanche com todos estes fatores, o que não é um trabalho fácil. Porque se de um lado ele precisa cobrar o profissional, de outro lado ele encontra a pessoa humana querendo atenção, compreensão e reconhecimento. Os grandes métodos de administração não ensinam gerenciar apenas o profissional, mas sim gerenciar o ser humano, porque se ele fizer bem isto impulsionará o elemento a fazer qualquer coisa, não importa a área em que ele atue dentro da empresa.

Então mediante o exposto o gerente deverá compreender que é ele que vai assegurar e será o condutor do vendedor para que ele atinja os seus objetivos, se torne um profissional de vendas e se realize pessoalmente e profissionalmente. Se o vendedor está vendendo bem, o gerente deverá assessorá-lo para que vendas mais e não o deixe sair. Se o vendedor não está vendendo, alguma coisa deve estar errada:

1 – Ou se está trabalhando muito de forma errada, e tem que descobrir e orientá-lo da maneira certa, ou

2- Ou não está vendendo porque não está se dedicando, que é por sinal um problema grave, porque pode não estar motivado para tal.

O gerente deve estar constantemente motivando sua equipe, seja pelo aspecto financeiro, seja pelo aspecto da carreira dentro da empresa, caso esteja fazendo um bom trabalho.

O gerente deverá ser um grande motivador e apesar do clima de pressão para se produzir que existe dentro da equipe, as pessoas deverão se sentir bem e seguras neste ambiente.

Lembre-se, sua tarefa é fazer tudo para que os seus vendedores produzam bem, porque ele poderá um dia trocar a sua empresa por outra num piscar de olhos e o gerente jogar por água abaixo tudo o que investiu nele. Pensamos que quando um vendedor pedir demissão à sua empresa, é porque houve uma grande falha gerencial, não conseguiu mostrar a ele que a sua empresa é  o lugar ideal para o seu crescimento e realização  profissional.

Por Valdemir

Sair da versão mobile