Substituir um sistema ERP por um novo envolve um investimento financeiro significativo. Este é sem dúvida um dos principais motivos que desencorajam os empresários de tomar esta decisão. Contudo, é fácil esquecer que manter uma solução antiga pode ser ainda mais caro do que implementar uma nova.
Software ERP é servir a empresa durante anos, por isso a implementação deve ser bem pensada e planejada. A perspectiva de possível desenvolvimento da empresa deve ser levada em consideração para que a solução possa ser modificada no futuro. Muitas vezes, tal atualização é suficiente para resolver temporariamente problemas emergentes e adaptar-se a novos processos na organização. E a necessidade de mudança é real. Em 2022, a Sente realizou estudo sobre a situação das empresas industriais.
Mostra que 74% dos empresários planeiam implementar inovações de digitalização nas suas empresas nos próximos um ou dois anos. Isto significa que atualmente utilizam sistemas que não funcionam como deveriam. Nesse caso, vale a pena considerar o que a empresa terá mais benefícios – substituindo todo o software ou apenas modificando seus módulos individuais.
Se os usuários atualmente não estão tendo dificuldades para usar o sistema ERP e precisam apenas de pequenas melhorias, é provável que você só precise conversar com seu fornecedor sobre pequenas alterações. A substituição de software, por sua vez, envolve a implementação de novas capacidades, funções inovadoras e aceleração do desenvolvimento da empresa, caso o ritmo não tenha sido muito grande até agora.