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Como vender uma franquia em funcionamento

Quem não se sente mais satisfeito com o trabalho em uma franquia não precisa ficar preso a ela, visto que a venda para outra pessoa permite que se fique livre sem ter prejuízos, desde que as devidas atitudes sejam tomadas, a fim de garantir uma transição mais adequada. Caso você se encontre nessa situação, é importante saber como vender uma franquia em funcionamento.

Em geral, os franqueadores insatisfeitos decidem colocar suas franquias à venda por motivos variados, como quedas no faturamento, redução na motivação para continuar o trabalho como antes, divergências entre os sócios, etc. O que não dá para fazer é deixar que esses problemas impeçam que você avance profissionalmente. Dependendo do caso, a única solução é vender a franquia, mas como fazer isso quando ela já está funcionando a pleno vapor?

Veja como vender uma franquia em funcionamento

1. Entre em contato com o franqueador

Para que a venda da franquia possa ser concretizada, é indispensável que o franqueador seja contatado e informado da situação, para que ele dê o aval sobre a mudança. Se o interessado em ser o novo proprietário do negócio não tiver a aprovação do dono da franquia, a venda não acontecerá. Por conta disso, você deve selecionar o candidato a novo franqueador com cautela, tentando demonstrar ao dono quais são as vantagens de vender a determinada pessoa.

2. Deixe as contas em dia

Se a franquia estiver no vermelho, não pense que você irá se livrar de um problema colocando ela para vender. O ideal é deixar todas as contas em dia antes de definir a comercialização, afinal, uma franquia considerada saudável e em ascendência tem muito mais potencial de atrair novos franqueadores. Além disso, esse cuidado tende a valorizar o negócio.

3. Encontre interessados com perfil empreendedor

No lugar de priorizar apenas compradores com dinheiro de sobra, procure por interessados com perfil empreendedor, o que vai aumentar as chances de fazer o negócio prosperar após a sua saída. Para encontrar interessados, anuncie em jornais e outros meios de comunicação ou divulgue na internet.

Depois de achar candidatos com o perfil desejado, pesquise as principais informações de cada um. Em seguida, converse com eles para descobrir quais são as reais intenções desses candidatos, além de perceber se eles possuem mesmo condições de se dedicar ao trabalho na franquia.

4. Não esconda o jogo

Ser honesto é primordial na hora de oferecer sua franquia a alguém. Portanto, caso ainda haja alguma pendência, explique isso aos compradores potenciais, mostrando que, nas mãos deles, o negócio pode ser uma oportunidade para que eles tenham muitos lucros, pois cada pessoa administra de um jeito diferente, logo, a mesma franquia pode gerar resultados distintos conforme quem a gerenciar.

A honestidade deve fazer parte de todo o processo, inclusive nos momentos de negociação de valores. Normalmente, o preço da venda é calculado a partir de resultados anteriores, análises financeiras, previsões, poder de atração da marca, entre outros elementos. Também é possível definir o valor por meio de uma avaliação dos últimos dois anos de faturamento médio, mais o preço de equipamentos que são usados no negócio. E você não deve esquecer os clientes fieis ao empreendimento, que influenciam na conta.

5. Respeite as leis

Outro ponto fundamental é o cumprimento das leis, o que inclui os termos da rescisão do contrato de franchising e a transferência de locação para quem passará a ocupar o local. No caso dos funcionários, não se esqueça de se preocupar com os aspectos tributários e trabalhistas que devem ser respeitados.

Ainda é importante pensar no que acontecerá com os seus funcionários depois que o novo ocupante assumir o cargo. Sendo assim, avalie o modelo de repasse, que pode ser total ou apenas do negócio, e exija uma cláusula de riscos trabalhistas, com o intuito de evitar processos e outros problemas.

Por fim, recorra ao seu franqueador para saber como ter sucesso na venda. É dever dele te orientar em relação a condições de mercado, divulgação da franquia, valor da unidade e treinamento de quem comprar a franquia.

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