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CRM – Customer Relationship Management

Uma das ramificações mais interessantes do marketing é o CRM ou Customer Relationship Management, que na verdade é um conjunto de oportunidades estratégicas, no qual o consumidor torna-se o centro de toda atenção da organização em tempo integral.

Utilizando o conceito do marketing de relacionamento as empresas podem projetar e lançar ações voltadas especificamente aos clientes, com o intuito de que eles se tornem cada vez mais próximos dos produtos e/ou serviços oferecidos, de forma que esses clientes possam recomendá-los, pois mesmo que de maneira imperceptível, irão reconhecer o valor e o esforço que a empresa disponibilizou, seja preocupando-se com o seu bem-estar ou estando pronto para atender suas solicitações.

Saber utilizar as informações é função chave na realização do marketing de relacionamento, mas saber coletar e trabalhar essas informações é outra história, pois se esta tarefa não for realizada de maneira profissional, poderá trazer diversos prejuízos para as empresas.

Relacionamento é uma forma presente em todo sistema de comercialização – pré-venda, venda e pós-venda. Conhecendo os hábitos e costumes dos clientes, as empresas podem antever qualquer ação, surpreendo os clientes e se fazendo presente no cotidiano deles.

Perder clientes é uma tarefa extremamente fácil, o mercado em todos os segmentos é muito competitivo, novas empresas surgem diariamente com uma mentalidade mais avançada e com poder para abocanhar parte do seu mercado, portanto, criar sistemas para a fidelização do cliente é um passo importante para que as empresas não tenham que a todo o momento passar por dificuldades.

Oferecer mais do que o cliente está esperando e surpreendê-lo é extremamente importante para que as diferenciações sejam notadas, tornando os clientes cada vez mais propensos a adquirir os produtos e/ou serviços que sua empresa oferece, por motivos que devem ir além do aspecto material simplesmente, tornando a marca de sua empresa evidenciada e valiosa, ocupando uma posição de destaque no mercado, a mente do consumidor.

Andreas Potenza – Analista de Marketing na JCB do Brasil

Ouvindo Nirvana – Drain You

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