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Cuidados para manter o engajamento na franquia

Uma das formas de conseguir mais lucros no seu negócio é aumentar a motivação dos funcionários da franquia. Para tanto, é necessário conhecer alguns dos principais cuidados para manter o engajamento na franquia, de modo que a performance de todos os profissionais que trabalham para você consiga ser a melhor possível.

Como líder no empreendimento, você tem um papel fundamental para incentivar as pessoas, que ficarão mais propensas a agir com empenho quando você souber como engajá-las adequadamente, melhorando a produtividade e, consequentemente, o faturamento da franquia. Assim, até mesmo as metas mais difíceis de alcançar poderão ser ultrapassadas, afinal de contas, os funcionários engajados tendem a atuar com mais garra e dedicação.

Veja os cuidados para manter o engajamento na franquia

1. Reconhecimento do trabalho

O monitoramento deve ser constante em qualquer empresa, visto que é a partir dele que se pode observar uma série de fatores capazes de melhorar o andamento do negócio. É o caso das ações bem-sucedidas de funcionários, que devem receber um feedback com elogios, quando for o caso. Esse reconhecimento do trabalho feito de forma satisfatória vai servir como um estímulo para que as pessoas continuem a fazer o que estiver ao seu alcance para cumprir suas tarefas com êxito.

Também tenha cuidado para não recompensar o trabalho de modo inadequado, o que pode causar atritos desnecessários entre os funcionários. Por isso, defina os critérios de avaliação, bem como os jeitos de recompensar os trabalhadores, seja com promoções internas ou com outras regalias dadas com base no merecimento.

Esses conflitos, que podem até acontecer em função de ciúme e inveja, devem ser prevenidos a partir do estímulo ao trabalho em equipe, pois a formação de grupos requer que os funcionários tenham consciência de que precisam de outras pessoas para que suas funções sejam exercidas de modo que a empresa consiga os resultados esperados, por meio de uma competição saudável, sem que o individual seja colocado à frente do coletivo, inclusive por meio de sabotagens e outras atitudes questionáveis.

2. Treinamento de gestores

Também é possível ter excelentes resultados a partir da oferta de treinamento de gestores. Obviamente que nem todo mundo tem potencial para se tornar um gestor de sucesso, mas isso não quer dizer que você não deve estimular a participação em treinamentos, cursos, palestras e outras atividades com o objetivo de incentivar capacidades de gerenciamento.

E, claro, não adianta proporcionar opções variadas se você não for um líder que dá o exemplo a ser seguido. Portanto, tente participar de inúmeras atividades e faça uma gestão que crie nos funcionários a vontade de agir como você, o que vai causar um comprometimento muito mais expressivo.

3. Definição de um plano de carreira

Ao não se sentir seguro em relação ao futuro na empresa, qualquer funcionário fica menos engajado, o que é prejudicial para ele e para o desempenho da franquia. Por isso, estabeleça um plano de carreira para cada profissional, levando em conta sua trajetória na companhia. Assim sendo, as pessoas se sentirão mais motivadas, pois saberão como poderão crescer na empresa, e terão menos vontade de correr atrás de outras oportunidades de emprego.

Para finalizar, não esqueça que toda forma de incentivo precisa deixar claro o que cada ação representa para o futuro da franquia. Mais do que a recompensa financeira, as pessoas devem trabalhar pensando nos benefícios que suas ações geram para o público-alvo do negócio. Dessa forma, os funcionários vão considerar seu trabalho como parte integral de algo muito maior. Logo, apresente os resultados de vendas e serviços, dando exemplos concretos de pessoas que se beneficiaram com a atuação de quem trabalha na franquia.

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