Profissionais das áreas de saúde estão na lista de mais buscados no Canadá. Um recente estudo da Michael Page coloca médicos e enfermeiros entre as profissões com maior demanda de trabalho no país que, em 2020, terá 20% de sua população com mais de 65 anos. Hoje em dia, 16% dos canadenses estão na terceira idade.
Gerentes na área de assistência médica, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, gerentes, farmacêuticos e outros profissionais da área de saúde também figuram entre os mais buscados no Canadá, segundo lista publicada pelo CanadianBusiness. A necessidade de enfermeiros já cresceu 16% em cinco anos, e a tendência é de alta, segundo o site.
Com o envelhecimento populacional batendo às portas, existem no país cursos de formação para profissionais interessados em trabalhar com foco no cuidado de saúde de idosos. A Pacific Coast Community College, em Vancouver, oferece um curso de um pouco mais de um ano (16 meses) e que inclui 600 horas trabalho remunerado. Profissionais em inglês podem se inscrever por meio da agência Canadá Intercâmbio, única regulamentada pelo governo canadense para oferecer este tipo de intercâmbio a brasileiros.
“O programa foi cuidadosamente desenvolvido para, além de criar uma porta de entrada para o Canadá, capacitar profissionais brasileiros às exigências do mundo atual”, diz Rosa Maria Troes, presidente da Canada Intercâmbio. O preço anual gira em torno dos 18,5 mil dólares canadenses e inclui o curso, 4 semanas de acomodação e duas refeições por dia..
A formação técnica e a experiência profissional adquiridas pelo curso aumentam as chances de conseguir emigrar definitivamente para o Canadá, segundo informações da Canadá Intercâmbio. Brasileiros inscritos no curso recebem visto temporário de residência que dá direito a estudar e trabalhar. Caso haja a chance de efetivação o profissional pode pedir autorização de trabalho. O governo canadense incentiva a imigração de brasileiros, embora o processo seja longo e feito em etapas. No site do governo do Canadá há todas as informações para os interessados em emigrar para o país.
Fonte: Revista Exame