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Custo de Mercadorias Vendidas: aprenda a calcular agora mesmo

Você sabe qual é a melhor forma de saber se as suas vendas estão sendo lucrativas?

E como analisar a quantidade de itens que sobraram?

Essas duas perguntas podem ser respondidas pela fórmula do Custo de Mercadorias Vendidas (CMV).

A ideia é garantir que os recursos sejam bem utilizados para que a continuidade do negócio não esteja comprometida. Além disso, é uma forma de controlar os custos e aumentar o faturamento sem elevar os gastos, a fim de ter uma taxa melhor de lucratividade.

No post de hoje, vamos mostrar a você o que é o CMV e como calculá-lo.

Quer entender melhor e saber como aplicar na sua empresa?

Então, acompanhe este post.

Custo das Mercadorias Vendidas: o que é

O CMV demonstra o valor gasto pelo fabricante, revendedor ou distribuidor, considerando desde a aquisição da mercadoria até sua venda para o consumidor.

O objetivo é descobrir se a empresa teve lucro bruto ou prejuízo (caso apresente resultado negativo) a partir do cálculo da receita das vendas menos o CMV.

Essa é uma ferramenta gerencial que mensura os custos que incidiram diretamente na produção e compra de mercadorias comercializadas durante determinado período de tempo.

É também um indicador que mede o índice de lucratividade das vendas.

É importante mensurar o CMV, porque ele indica como está a saúde financeira do e-commerce. Para isso, considera os produtos encalhados em estoque, que ocupam espaço, geram gastos e impactam sobre a margem de contribuição.

Como calcular o CMV

A fórmula desse índice é bastante simples:

CMV = estoque inicial + compras – estoque final

O custo das mercadorias deve considerar o período de 1 ano; por isso, é preciso começar com o estoque inicial.

O próximo passo é inserir todas as aquisições realizadas no intervalo de tempo analisado.

O resultado dessa soma é o custo total do estoque.

Para chegar ao CMV, diminui-se o estoque final para verificar somente as mercadorias efetivamente comercializadas.

Por exemplo: uma empresa possui um estoque inicial de R$ 10.000, fez novas compras no valor de R$ 45.000 e teve um estoque final de R$3.500.

Aplicando os valores na fórmula, temos:

CMV = R$ 10.000 + R$ 45.000 – R$ 3.500

CMV = R$ 51.500

Nesse caso, o empreendedor vendeu o montante de R$ 51.500 em mercadorias e ficou com apenas R$ 3.500 em estoque.

Essa informação é útil para o planejamento das compras do próximo ano e análise dos custos de aquisição.

Além desse modelo genérico, é possível calcular o CMV de 2 formas diferentes.

Essa análise leva em conta o tipo de inventário, podendo ser permanente e periódico.

Nesse contexto, também é possível utilizar 2 unidades de medida:

Veja a seguir os tipos de inventário:

Permanente

O sistema monitora todas as entradas e saídas de insumos e produtos, oferecendo atualizações em tempo real.

A apuração ocorre conforme as entradas e saídas de estoque e, por isso, outras 2 variáveis são adicionadas:

É importante destacar que esse tipo de cálculo é mais voltado para e-commerce.

A fórmula muda um pouco nesse caso. Ela fica da seguinte forma:

CMV = estoque inicial + compras + DC – DV – estoque final

Por exemplo: se a empresa tem estoque inicial de R$ 2.000, compras de R$ 4.000, DC de R$ 150, DV de R$ 100 e estoque final de R$ 2.500.

Aplicando os valores na fórmula, temos:

CMV = R$ 2.000 + R$ 4.000 + R$ 150 – R$ 100 – R$ 2.500

CMV = R$ 3.550

Inventário periódico

O estoque físico é contabilizado em períodos de tempo específicos, que variam de acordo com a necessidade da organização.

Vale a pena destacar que o cálculo pelo inventário periódico só pode ser realizado a partir da existência do permanente, porque os dados serão obtidos a partir da análise continuada.

O inventário periódico encontra a CMV de acordo com a diferença, e não pela venda concretizada.

A fórmula é a mesma já apresentada, o que muda é que por mercadoria considera-se as unidades e o saldo monetário leva em conta os valores.

É importante lembrar que o cálculo do CMV não conta com os custos indiretos.

Alguns exemplos são:

Entendeu por que você deve calcular o Custo de Mercadorias Vendidas?

Com esse cálculo você conseguirá ter mais saúde financeira para o seu negócio e poderá fazer análises mais aprofundadas para os produtos armazenados na sua empresa.

Para entender melhor, aproveite e leia o post Estoque de segurança: a importância na gestão de compras.

Até a próxima pessoal.

Um abraço!

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