No sistema WMS temos acesso a todo o conjunto de dados relativos a encomendas e processos de armazém. Observá-los permite determinar a intensidade do trabalho em determinados horários do dia – em que horários há escassez de trabalhadores e em que horas a oferta de mão de obra é significativamente maior do que o número de pedidos a serem concluídos.
A análise de quanto trabalho foi solicitado e quanto foi realmente executado (número de pedidos que apareceram para liberação vs. número de pedidos que foram emitidos) permite determinar a demanda real de trabalho – se há poucos ou muitos funcionários e como isso muda acontece ao longo do tempo.
O sistema WMS permite capturar tendências e otimizar o fornecimento de energia durante o dia e a semana. Graças a isso, podemos substituir a tradicional organização do trabalho por turnos por um sistema preciso de horários.
Desta forma, contribuímos para a redução do horário de trabalho por pessoa e ao mesmo tempo garantimos a potência necessária para a concretização dos pedidos de armazém. Isso se traduz em maior eficiência e redução de custos.