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Desafios na transformação dos processos de back-office

Desafios na transformação dos processos de back-office

A escala do investimento na transformação digital depende, claro, do atual nível de avanço da organização e do âmbito dos processos que queremos alterar ou modernizar. Em muitos casos, podemos encontrar uma situação relativamente simples quando determinados sistemas já existem na organização e o desafio é “apenas” modernizá-los/atualizá-los para a versão mais recente.

Contudo, uma mudança “relativamente simples” não significa uma mudança “fácil”. Tal processo deverá sempre envolver uma análise pré-implementação e um bom exame das necessidades. Você pode achar que precisa atualizar sua versão atual ERP para um mais novo não será a solução certa, até porque a estrutura de vendas mudou e costumávamos fazer várias centenas de pedidos por dia, e hoje fazemos vários milhares.

Em tal situação, a nossa solução, mesmo na versão mais recente, não responderá a este desafio. Em cada caso, deverá também verificar-se se a actualização dos sistemas existentes permitirá ligar-lhes novas ferramentas, anteriormente ausentes da empresa, como BI Inteligência Empresarial), B2B vendedor de celular ou CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente).

Quase sempre é um grande desafio implementar um sistema completamente novo para a empresa, por exemplo. WMS Sistema de gerenciamento de armazém)ou CRM. O fator chave é realizar uma análise detalhada de pré-implementação, pois determina o escopo funcional do futuro sistema, o que na maioria dos casos afetará os custos. Lembre-se de que os requisitos de um grande operador logístico e de uma pequena empresa comercial serão significativamente diferentes tanto em termos de funcionalidade do sistema como de desempenho.

No caso de outros sistemas (CRM, B2B, vendedor móvel, fluxo digital de documentos), vale primeiro mapear os processos existentes no papel e examinar sua escala. Após esta análise interna, poderá decidir conscientemente quais os sistemas que são cruciais para a empresa, se e como irão afectar o funcionamento da organização e se a sua implementação é rentável.

A infraestrutura é um elemento integrante do planejamento de custos de digitalização. Independentemente do sistema, você deve catalogar seus requisitos técnicos e decidir construir/expandir sua própria sala de servidores ou escolher soluções em nuvem.

Todos os fatores acima contribuem para o custo final de implementação. Vale saber que, via de regra, quanto mais simples os sistemas e menos funções eles possuem, mais baratos são para adquirir e implementar. Contudo, tanto no caso ERP ou WMS – escolher um sistema avançado que ofereça grandes oportunidades de desenvolvimento, dimensionamento e customização envolve gastos significativos tanto na compra (custo da licença) quanto no custo de implementação.

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