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Design thinking como ferramenta para desenvolver competências e habilidades do século XXI

Design thinking como ferramenta para desenvolver competências e habilidades do século XXI

Um dos desafios que a educação contemporânea deve enfrentar para responder de forma mais eficaz às necessidades das sociedades do século XXI é aumentar a criatividade e a inovação, incluindo o empreendedorismo, em todos os níveis de educação e formação.

Deve ser dada especial atenção ao desenvolvimento de competências essenciais, que incluem competências de empreendedorismo, incluindo a capacidade de aproveitar oportunidades e ideias e transformá-las em valor para outras pessoas, com base na criatividade, no pensamento crítico e na resolução de problemas, na tomada de iniciativa, na perseverança e na capacidade de agir em conjunto para planejar e gerenciar projetos que tenham valor cultural, social ou financeiro.

Os Estados-Membros da UE devem apoiar as competências empreendedoras através de formas novas e criativas de ensino e aprendizagem implementadas em todos os níveis de ensino. Independentemente da disciplina, as novas formas de aprendizagem devem enfatizar a obtenção de experiências do mundo real através da aprendizagem baseada em problemas e de ligações à empresa.

A criação de um ambiente propício ao desenvolvimento exige o apoio a muitos processos sociais e a habilitação de um desenvolvimento direcionado baseado numa cultura de criatividade, confiança e abertura e, acima de tudo, na cooperação de vários grupos e no diálogo. O maior desafio nesta área é desenvolver certas atitudes mentais e focar nas competências sociais.

São a base para projetos interdisciplinares, procurando novas soluções e implementando ideias novas e interessantes baseadas na cooperação de equipas de diversas áreas, não só científicas, mas também empresariais, sociais e culturais.

Não é à toa que as maiores e melhores universidades do mundo, como MIT, Harvard, Stanford e Oxford, possuem centros de inovação social em suas estruturas, que proporcionam um espaço para a troca de ideias e criam o potencial para a busca de soluções não padronizadas em a nível social, científico, bem como empresarial e económico.

Os resultados da investigação empírica confirmam que é uma excelente ferramenta para desenvolver competências e habilidades do século XXI pensamento de design. O método discutido assume particular importância no contexto dos desafios globais, bem como dos requisitos estabelecidos pela União Europeia, que coloca ênfase na construção de uma cooperação eficaz entre a ciência e a sociedade e na combinação da excelência científica com a consciência e a responsabilidade social.

Este requisito significa que os resultados da investigação científica e a oferta educativa das universidades devem servir a sociedade e estar disponíveis a todas as partes interessadas – tal abordagem à ciência deve contribuir para encontrar soluções para os desafios sociais, económicos e civilizacionais emergentes.

Pensamento de design tem sido sujeito a muitas definições diferentes, mas da forma mais simples pode ser descrito como uma abordagem orientada para o ser humano para a resolução de problemas, através da criação de soluções inovadoras que integram as necessidades humanas, as capacidades tecnológicas e os requisitos de negócio, imitando a forma como os designers pensam e trabalham ou um método de criação de novos serviços e produtos baseados em necessidades humanas conscientes e inconscientes e funcionais. Esta abordagem integra, portanto, três dimensões:

  • necessidades e atratividade do ponto de vista humano (desejabilidade),
  • possibilidades tecnológicas (viabilidade) e
  • justificativa econômica do projeto (viabilidade).

Também permite que pessoas que não são profissionais de design usem ferramentas criativas para criar soluções para uma ampla gama de problemas.

Nos últimos anos pensamento de design é tratado como uma nova forma de lidar com problemas complexos que vão além das áreas tradicionais de design, criando soluções inovadoras. Conceito pensamento de design está também cada vez mais difundido no meio académico, onde investigadores de muitas áreas estão empenhados em analisar como os designers trabalham para desenvolver e melhorar programas de educação e formação.

Esforçar-se para fortalecer as atitudes de design thinking é, portanto, uma necessidade para poder lidar com a crescente complexidade dos problemas do século XXI na era da transformação digital, especialmente no mercado de trabalho.

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