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‘Em momentos de crise, como reduzir despesas na empresa?’

São Paulo – João Carlos Natal, consultor do Sebrae-SP

A ferramenta Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) pode ser utilizada como auxiliar na melhoria e consequentemente redução de despesas na empresa.

Como exemplo, utilizaremos dentro das ‘Deduções da receita bruta’ o item ‘vendas canceladas e devoluções de vendas’ para fazermos uma análise.

Nesse item, é importante determinar um porcentual limite para as vendas canceladas e/ou para as devoluções de vendas. Por exemplo, se a empresa determinou como medida de qualidade um porcentual de 3% de seu faturamento bruto para vendas canceladas e/ou devolução de vendas, e o índice está em 5%, deve-se verificar qual é o motivador desse índice fora do limite. Uma sugestão de análise que pode ser feita é: 1) o aumento é motivado por atraso na entrega do produto/mercadoria/serviço. Neste caso, é preciso verificar a logística de entrega. Caso a entrega seja terceirizada, mude a transportadora responsável; 2) o produto/mercadoria/serviço está fora do padrão solicitado pelo comprador; ou o produto/mercadoria está com avarias (quebrado, sujo, rachado, com defeito etc).

Nestes dois casos, deve-se rever os padrões de qualidade da empresa e o seu processo para efetuar as devidas correções; 3) está ocorrendo dificuldade financeira do cliente para efetuar o pagamento. Se este for o problema, deve-se melhorar (se possível) a política de crédito para facilitar que o pagamento seja efetuado pelo cliente.

Possivelmente, ao implantar essa melhoria, ela terá o papel de um motivador para que ocorra um aumento das receitas de suas vendas.

Portanto, com controle, análise e novas ações é possível reduzir os custos da empresa.

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