Ícone do site Indústria Hoje

Empresários, não adianta esperar uma crise para reduzir despesas

Desde final de 2008 que a economia mundial vive dias, meses e anos de céu ou inferno, passamos por um 2009 terrível com quedas de produção de faturamento, queda na geração de empregos e etc…

Até o inicio do segundo semestre de 2008 as empresas estavam batendo recordes de faturamento e lucros, o que criava um cenário onde tudo estava a mil maravilhas. Devido as este “mar de rosas” muitas empresas acabavam relaxando no controle com gastos e despesas “desnecessárias”,  quando cito despesa desnecessárias quero dizer despesas que poderiam ser evitadas ou realizadas com mais atenção em menor custo tais como, despesas com viagens, hospedagens,  gastos com veículos, investimentos mal planejados, desperdícios em processos de produção.

Como se tinha muito dinheiro não havia tanta preocupação em gastar um pouco além da realidade nestas situações.

Bom, então começa caos no final de 2008 por conta da quebra de grandes Bancos Americanos a chamada crise do Subprime.

A partir dai então começa a faltar dinheiro no caixa das empresas todos param de investir, pessoas e empresas param de compra e o faturamento cai forte, o lucro desaba várias empresas tende a trabalhar no vermelho por conta do seu operacional estar elevado naquela ocasião.

Começa então as convocações de lideres de setores para falar sobre redução de gastos e despesas, os superiores todos desesperados pedem para cortar tudo que seja supérfluo e desnecessário urgentemente. Conheço empresas que cortou investimentos em melhorias de processo, cursos (investimentos em pessoas), palestras, viagens, e até mesmo racionou impressão colorida.

Não sou contra política para corte de gastos desnecessários. Porém precisa de uma grande crise pra as empresas se darem conta de como é importante controlar estes gastos?

O ponto que eu quero chegar é que todo empresário ou diretor só faz isso quando uma grande crise bate a porta, o correto e fazer isso quando a empresa está caminhando bem, quando está tendo lucro pois além de economizar realmente dinheiro em caixa, você já firma uma cultura na empresa de trabalhar enxuta, e em uma eventual crise os colaboradores não irão sentir diferença dos benefícios oferecidos, e a empresa ainda terá reserva em caixa para continuar mantendo o seu padrão em uma recessão.

“Empresários, mude este conceito de só querer enxergar despesas desnecessárias quando uma crise bate a porta, você tem que melhorar seu processo sempre, economizar com gastos e cortar despesas desnecessárias, principalmente nas épocas de bonança para que na crise esteja com caixa no azul para atravessá-la sem maiores problemas e sobreviver a esta montanha russa econômica”.

Lembre-se tanto em sua vida empresarial ou pessoal.

Nunca gaste além daquilo que você ganha>

Sair da versão mobile