Energia eólica é uma das principais fontes de energia renovável. A energia eólica é produzida pelo vento, utilizada desde tempos remotos nas embarcações e também nos moinhos. A energia eólica não está entre as mais utilizadas, é usada apenas pelos países desenvolvidos em pequena quantidade.
A energia eólica é originada na energia solar, mesmo sendo difundida por meio do vento, tudo começa com o aquecimento diferente nas camadas de ar. Essa energia também tem influência dos movimentos de rotação da Terra sobre seu eixo, por isso ela depende de várias vertentes como altitude, latitude, maritimidade e continentalidade. A energia eólica é convertida a partir da energia mecânica e elétrica.
Como é gerada a energia eólica
A energia eólica é gerada a partir de grandes pás que em forma de cata-vento são instaladas em locais propícios a muitos ventos. Por meio da turbina, os geradores são movimentadas e geram a energia elétrica.
As turbinas eólicas transformam em energia cinética de rotação, como as pás bloqueiam a passagem do vento, por sua vez o vento força as pás a se movimentarem, assim elas transferem parte da energia gerada para o rotor.
O eixo da turbina é conectado diretamente ao motor, assim eles giram juntos e por isso, quando ele recebe a energia mecânica, já na outra extremidade está conectado o gerador elétrico.
O gerador eólico age utilizando a indução eletromagnética para a produção da tensão elétrica. Veja imagem abaixo.
Benefícios da energia eólica
A energia eólica é uma das principais fontes de energia natural, ela é também uma das mais vantajosas pois não polui a natureza, já que não depende da queima de combustíveis fósseis por isso é considerada ‘energia limpa’. A energia eólica também preserva os recursos hidráulicos, que são os principais utilizados na geração de energia elétrica.
A energia eólica também contribui com o desenvolvimento econômico rural, não produz resíduos sólidos tóxicos e por isso não faz emissão perigosa.
É uma das fontes de energia totalmente renovável, e bastante eficaz, além disso outro grande benefício, é a economia, pois é uma das fontes mais econômicas a gerar eletricidade em grande quantidade.
Além de proporcionar ar mais limpo, ela também contribui com o turismo e reduz as alterações no clima global.
Desvantagens
– Poluição visual, os aerogeradores são grandes, e geralmente são colocados em grande quantidade, algo que não torna a paisagem muito bonita;
– Poluição sonora, os aerogeradores causam ruídos quando o vento bate na pá, esse barulho pode chegar a 43 decibéis;
– Mesmo com estudos aprofundados dos ventos da região onde se vai colocar os aerogeradores, pode ocorrer de não haver geração de energia em um certo período de tempo, já que é necessário o vento.
Leia também:
Energia eólica no Brasil
No Brasil a energia eólica não está entre as principais fontes de energia utilizadas, no entanto sua forte presença é no âmbito rural. A energia eólica é muito usada para bombear água para irrigação mas são poucos geradores eólicos produzindo energia elétrica. No ano de 2006 o Brasil apresentou capacidade de produzir 237 MW, e destes 208 MW foram instalados. Com isso, na América Latina, é o maior país a produzir energia eólica.
Os primeiros geradores eólicos foram instalados em Pernambuco, no entanto quase todas as regiões do país são propícias a instalação de aerogeradores, pois contam com boas condições de vento. O governo federal já criou um programa incentivador da produção de energia eólica no país, que deve possibilitar o aumento da utilização dessa fonte de energia no Brasil.
Vídeo: