Ícone do site Indústria Hoje

‘Época de crise é um bom momento para abrir um negócio próprio?’

Sempre é hora de iniciar um bom negócio, desde que você tenha se planejado e reunido todas as informações para começar a empreender. Uma empresa tem mais chance de prosperar se ela encontrar boas oportunidades para explorar.

Evidentemente, atuar em momentos de retração econômica exige ainda mais atenção e cautela. A crise está modificando o comportamento dos brasileiros, que estão aprendendo a consumir de forma diferente. Estão mudando prioridades e se tornando ainda mais criteriosos e seletivos antes de efetuar uma compra. A atenção aos preços está mais elevada e a fidelidade às marcas está menor. A frequência de compras pode ser alterada e a compra de porções menores se torna uma opção mais econômica.

Importante levar em consideração que, neste período, algumas empresas conquistam mais força e influência, já que vários de seus concorrentes podem ter encerrado suas operações. Desta forma, parte do público alvo deste segmento pode se concentrar em menos empresas.

É necessário entender as mudanças que a crise gera no consumo e ajustar suas estratégias à essa realidade antes de iniciar seu negócio.

Portanto, a pergunta que o empreendedor deve fazer a si mesmo não é “devo ou não abrir um negócio na crise?”, mas sim se questionar se já coletou as informações que precisava e se está capacitado em gestão de negócios.

Esperar demais para colocar em prática uma boa ideia pode dar espaço para a concorrência se apropriar dela e sair na sua frente. Se você estudou bastante uma oportunidade, planejou estratégias e está preparado, agora pode ser uma boa hora para iniciar seu negócio.

São Paulo – Adriano Augusto Campos, consultor do Sebrae-SP

Sair da versão mobile