Ícone do site Indústria Hoje

ERP para uma loja online – 3 desafios principais

ERP para uma loja online – 3 desafios principais

A disponibilidade de mercadorias numa loja online é um assunto que suscita muitas dúvidas. Do ponto de vista dos lojistas, o melhor seria apresentar a mais ampla gama de produtos possível, pois um cliente que não encontra tudo o que procura no sortimento de uma determinada loja fará o pedido em outro lugar.

Porém, se os produtos apresentados não estiverem realmente disponíveis e a entrega do pedido demorar mais, é preciso levar em consideração a insatisfação do cliente, as más opiniões e uma pequena chance de repetir a compra.

Portanto, definir corretamente a disponibilidade dos bens para venda é fundamental. É determinado com base nos níveis de estoque registrados em Sistema ERP. Este é o indicador mais simples que deve indicar a real disponibilidade de mercadorias.

Deveria, porque muitas vezes não é confiável porque as empresas têm problemas com precisão e correção mantendo registros de armazém e atrasos no registro de recebimentos e liberações de mercadorias. Isto contribui para situações em que as mercadorias estão disponíveis de acordo com os níveis de stock, mas não estão fisicamente em stock.

Um método atualmente popular usado no processo de atendimento de pedidos de uma loja online é o dropshipping. Envolve o envio de mercadorias ao cliente diretamente do armazém do fornecedor. A disponibilidade das mercadorias na loja online é então determinada com base no estoque do dropshipper.

O sucesso da utilização deste método de atendimento de pedidos depende da confiabilidade do fornecedor e da confiabilidade dos níveis de estoque declarados, mas também do grau de integração com o sistema dropshipper. A ideia é que nosso pedido chegue até ele imediatamente após o cliente fazer o pedido – caso contrário, “nossos” produtos podem ir para outra pessoa.

Além de utilizar a mercadoria disponível no seu próprio armazém e no armazém do dropshipper, pode claro utilizar o delivery. A disponibilidade de mercadorias dos fornecedores pode variar e varia de 24 horas a 7 dias.

Quando determinar a disponibilidade real de bens é difícil e pode causar erros, o conceito de disponibilidade ao longo do tempo é frequentemente utilizado. Graças a isto, não há necessidade de declarar a entrega imediata da mercadoria, e você pode usar termos mais seguros que reflitam melhor a situação real, por exemplo, disponível em 48 horas, disponível em 7 dias, etc.

Sair da versão mobile