Ícone do site Indústria Hoje

Escassez de mão de obra na indústria manufatureira. De onde vem e como lidar com isso?

Escassez de mão de obra na indústria manufatureira. De onde vem e como lidar com isso?

Outro motivo que vale a pena prestar atenção é: baixa diversidade no local de trabalho. A Deloitte conduziu uma pesquisa na qual a empresa analisou os chamados disparidade de gênero na indústria de produção, ou seja, a diferença de tratamento e de oportunidades que as pessoas têm com base no seu género.

Acontece que as mulheres constituem apenas 30% dos trabalhadores deste sector. Se as organizações criassem mais empregos adaptados tanto a mulheres como a homens, teriam a oportunidade de reduzir o problema da escassez de trabalhadores. Uma questão semelhante é a participação dos idosos nas equipas em comparação com os mais jovens.

No entanto, há um problema adicional aqui: os funcionários com mais experiência levam consigo conhecimentos valiosos quando saem. É difícil formar pessoas recém-contratadas sem esse apoio.

Solução

Um exemplo interessante de como lidar com o problema pode ser The Galvanizers, de Corbett. Para atingir um grupo que antes não era levado em consideração, ou seja, mães solteiras com filhos e estudantes, a galvanoplastia ofereceu horários flexíveis e transporte para o trabalho. Graças a isso, a organização teve a oportunidade de contratar mais funcionários. Considere como você pode adaptar os locais de trabalho para que também possa recrutar pessoas que sua empresa não considerou anteriormente.

Por sua vez, caso haja problema de saída de funcionários com maior experiência, vale a pena lançar programas de mentoria. Dessa forma, eles poderão transmitir conhecimento a outras pessoas com menos experiência.

Além disso, o software apropriado, por exemplo, um sistema ERP ou WMS, deve ser configurado para que a integração de novos funcionários demore muito menos tempo. Um dos clientes da Sente, distribuidora de embalagens de alimentosapós implementar as soluções acima, conseguiu encurtar o processo de implementação de 3 meses para 3 horas.

Sair da versão mobile