Ícone do site Indústria Hoje

Ética em Compras


Aproveitando o momento em que muito se fala da Ética dos políticos e empresas envolvidas na investigação “LAVA JATO”, como podemos definir a Ética em Compras? O que faz um Comprador ser ético ou antiético?

Compras é uma das áreas mais expostas de uma empresa, pois tem contato direto com entidades externas à mesma que são as empresas que já são fornecedores de produtos ou serviços ou empresas que tem a intenção de serem fornecedores de produtos ou serviços.

Como esta atividade envolve a parte financeira, ou seja, as empresas fornecedoras e as que ainda não são, sempre querem vender mais e mais, é preciso muito cuidado e transparência neste relacionamento.

Atualmente uma boa parte das empresas já tem um grande controle sobre os processos de compras com vários níveis de aprovação, processos eletrônicos, auditorias, etc, mas isto não impede que problemas possam ocorrer.

Assim, o Comprador, que é o primeiro na linha de frente, o primeiro contato, como ele deve agir eticamente nos seus processos e ser reconhecido no mercado como um Comprador ético?

1. Para qualquer novo processo de Compras procure sempre realizar um workshop em conjunto com todas as empresas que vão participar do processo (e as áreas internas interligadas no processo como Qualidade, Engenharia, etc) de forma que todos conheçam os concorrentes, onde as dúvidas poderão ser sanadas em conjunto, as regras serão determinadas e esclarecidas e as datas de entregas de propostas definidas em conjunto.

2. Se não for possível um workshop, divulgue um documento para todos os participantes com as informações tornando público as regras e quem são os envolvidos no processo.

3. Quando houver concluído o processo, ou seja, escolhido o fornecedor, divulgue a informação para todos os envolvidos no processo.

4. Se a sua empresa tem um procedimento de homologação de fornecedores, sem o qual uma empresa nova não pode ser fornecedor, deixe claro qual é o procedimento e as regras para homologação para qualquer nova empresa que queira participar.

5. Se a sua empresa não tem um processo de homologação de fornecedores tente criar um em consenso com outras áreas e aprovado por sua chefia de forma a ter regras claras para isto.

6. Deixe claro para os fornecedores correntes de seus produtos e serviços, de quanto em quanto tempo você realiza pesquisas de mercado de forma a garantir que você continua comprado pela melhor relação custo/qualidade/entrega.

7. Deixe claro para qualquer nova empresa que sempre, mesmo que apareça uma melhor oferta na relação custo/qualidade/entrega, o fornecedor atual sempre terá um “lastcall” (desde que é claro esteja fornecendo a contento).

8. Caso você tenha um fornecedor problema, faz parte do seu trabalho achar uma alternativa, mas mesmo neste caso, eticamente você precisa informar ao seu fornecedor problema inúmeras vezes que você vai resolver o mesmo, inclusive por escrito relatando quais são as falhas, de forma que quando a troca ocorrer não será surpresa.

9. Sempre deixe claro as regras da empresa para a qual trabalha, seja para participar em cotações, regras para medição de performance, presentes, etc e principalmente CUMPRA-AS.

10. Sempre que fizer cotações de mercado deixe claro o motivo pelo qual está fazendo (aumento de volume, item novo, pesquisa de mercado, etc) de forma que as empresas não se sintam usadas por você.

11. Se houver qualquer tentativa ou insinuação de suborno por parte de qualquer empresa (seja já fornecedor ou pretendente a fornecedor) comunique sua Supervisão/Gerência/Diretoria e deixe claro para a empresa não ética que você vai fazer isto.

12. Se a sua empresa não tem um Código de Ética ou o mesmo não é muito claro em relação a pontos nos quais você tem dúvidas para exercer a sua função, questione, proponha melhorias.

13. Atualmente, quanto mais ética uma empresa é reconhecida, maior o seu valor de mercado e dos profissionais que nela atuam.

Espero que todo este momento pelo qual o Brasil passa agora ajude realmente a transformar todos nós em pessoas mais éticas, principalmente na hora de votar, onde devemos nos lembrar daqueles que não foram eticamente corretos durante o seu mandato e trocá-los.
Até o próximo artigo.

Sair da versão mobile