Ícone do site Indústria Hoje

Fábrica da Volks em Taubaté produz 6,5 milhões de carros em 40 anos

No ano em que a fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP) celebra 40 anos, a unidade acaba de atingir o marco de 6,5 milhões de veículos produzidos. O modelo que representa essa conquista é um up! Track com motor 1.0 Total Flex de 75 cv com gasolina a 82 cv com etanol.

A edição especial é uma das novidades que a marca apresentará no Salão de São Paulo (de 10 a 20 de novembro). A celebração contou com a presença do diretor da fábrica de Taubaté, Marcos Aparecido Ruza, executivos e outros profissionais da unidade.

Por conta dos recentes investimentos na ordem de R$ 1,2 bilhão para a produção do up! no país, a unidade de Taubaté é uma das mais avançadas do grupo Volkswagen em termos de tecnologia. Além de produzir o up!, a fábrica também é a responsável pela produção exclusiva do novo Voyage, além do novo Gol (que é produzido também na unidade Anchieta), atendendo os mercados interno e externo.

“É impossível pensar nos 63 anos da Volkswagen do Brasil sem contar com os 40 anos de forte presença e contribuição da unidade de Taubaté”, diz David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.

“Marcada pelo pioneirismo, inovação e sustentabilidade, a unidade produz modelos de grande volume e importância para a marca, como Gol, Voyage, up! e cross up!, que juntos representam cerca de 10% do total das vendas de automóveis no país e são nossos principais produtos para exportação.”

“A fábrica de Taubaté não parou de se modernizar nesses 40 anos. Hoje, com alguns dos processos produtivos mais evoluídos do grupo Volkswagen, como as áreas de Pintura e de Armação, que se equiparam às das fábricas europeias, produzimos modelos com tecnologias globais”, afirma Ruza.

A decisão de construir a fábrica foi tomada em 1970, na época do Milagre Econômico, com a aquisição de 14 propriedades rurais no distrito de Quiririm, somando 3,8 milhões de m². Os trabalhos de terraplenagem, infraestrutura e construção começaram em 1973 e foram finalizados dois anos depois. No canteiro de obras, trabalharam 27 empresas e cerca de 3.000 pessoas.

A produção de carros deveria começar já em 1976, com a Brasília, mas foi adiada em razão da Crise do Petróleo. A fábrica passou a produzir então peças para a unidade de São Bernardo do Campo. Até aquela data, os investimentos na implantação da fábrica já somavam mais de US$ 100 milhões. No dia 1º de dezembro 1978, finalmente, saiu da linha de montagem o primeiro carro produzido em Taubaté: o Passat.

Em fevereiro de 1980 é que a fábrica de Taubaté começou a produzir o Gol, equipado com motor 1.3 a gasolina, refrigerado a ar. Três anos depois a fábrica produziu também a Saveiro, que em 1988 voltou para a fábrica da Anchieta. Em 1985, a unidade passou a fazer a Parati.

No ano seguinte, foi feito também o Voyage, cuja produção foi encerrada em 1995 e retomada em Taubaté no ano de 2008. Em 1990 a fábrica atingiu a marca de 1 milhão de carros produzidos. Mais três anos depois, tornou-se a primeira montadora de veículos da América do Sul a receber o Certificado de Qualidade ISO 9002.

Em dezembro de 2001, a fábrica recebeu recomendação para obter o certificado de qualidade na gestão ambiental ISO 14.001. O chamado “selo verde” ajudou na estratégia da Volkswagen do Brasil para a conquista do mercado externo.

As informações são do site Carpress 

Sair da versão mobile