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Fases da metodologia de implementação de um PMO na gestão pública

A implantação do Escritório de Gerenciamento de Projetos foi o primeiro passo para que este se torne altamente eficiente em suas proposições. Podemos verificar que os procedimentos desenvolvidos só serão completamente aceitos se a utilização da metodologia de Gestão de Projetos for realizada de forma permanente e institucionalizada.

A implementação da Metodologia de Gestão de Projetos na Gestão Pública, foi dividida em quatro fases: Levantamento de Informações e Necessidades; Definição do Modelo de PMO; Definição de Processos, Funções e Responsabilidades; Treinamento dos Envolvidos; Implementação, Revisão e Melhoria Contínua como pode ser observado nas Fases da Metodologia de Implementação (Quadro 1).

As fases de implantação foram previamente definidas com base: na maturidade na gestão de projetos atual, práticas de gestão, processos operacionais, contingente profissional, as diretrizes do planejamento estratégico, os recursos físicos e humanos disponíveis, a natureza dos projetos, dentre outros que devem observados antes de uma tentativa real de implementação de um PMO.

Quadro 1 – Fases da Metodologia de Implementação

Para que as organizações consigam amadurecer ao ponto de se implantar um PMO é necessário que se quebrem paradigmas, trabalhem e invistam na mudança de cultura, criem um ambiente de colaboração favorável com ganhos claros para todos, e não apenas para os executivos; definam um padrão de trabalho a ser utilizado de forma democrática e sem muitas imposições, alinhado a estratégia da organização e aos objetivos organizacionais. Enfim, construir um caminho a ser trilhado passo a passo, direcionando a uma implantação do PMO segura e eficiente.

Segundo O. Quelha. e A. Barcaui, responsáveis por uma ampla pesquisa realizada com representantes e presidentes de instituições e grupos renomados como PMI, FGV, FIA/USP, há uma mudança do modelo mental com relação as práticas de gerenciamento de projetos, visível em direção ao profissionalismo e ao uso de métodos e técnicas de gerenciamento cada vez mais refinados, consequentemente surgem  estruturas organizacionais responsáveis pela garantia dos processos de gerência de projetos dentro das organizações.

 

 

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