Ícone do site Indústria Hoje

Fenatran 2017: MAN e Mercedes-Benz confirmam participação

A edição de 2017 da Fenatran, Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, já tem confirmada a participação de quatro montadoras de caminhões: DAF e Volvo, as duas únicas presentes na última edição, estarão ao lado de MAN e Mercedes-Benz, que voltam à feira após a ausência em 2015.

Outras empresas ainda estão em fase de negociação com a Reed Alcântara Machado, organizadora do evento: caso de Ford, Iveco, Scania e Grupo PSA, este último focado em uma ofensiva no segmento de utilitários e comerciais leves.

Além das fabricantes de caminhões, as empresas da indústria de implementos também estão negociando sua participação na feira, como a Randon, Guerra, Noma, Librelato, Facchini e Truckvan, entre outras.

Considerada a maior do setor na América Latina, a feira bi-anual chega à sua 21ª edição com perspectivas positivas para o segmento:

“Em 2016 o mercado de caminhões teve uma queda importante, na ordem de 30%, e uma capacidade ociosa acima dos 75%, mas começamos a ver os primeiros sinais de retomada, de estabilização. As nossas projeções apontam um crescimento de 6,5% no segmento pesado, de caminhões e ônibus, uma retomada que será leve e mais para frente, não neste começo de ano”, afirmou o presidente da Anfavea, Antonio Megale, na terça-feira, 17, durante coletiva de imprensa para o lançamento da Fenatran 2017.

O evento que ocorre entre 16 e 20 de outubro também ganhou casa nova: desta vez será realizado no São Paulo Expo, mesmo pavilhão que abrigou o último Salão do Automóvel de São Paulo.

O retorno de importantes players do mercado de veículos pesados à Fenatran denota a esperança das marcas em um cenário melhor que o do ano passado. Além disso, dados da última edição da feira, realizada em 2015, quando apenas duas montadoras estavam presentes, reforçam a importância de se fazer presente e de ser vista em um evento 100% B2B.

Segundo os números apresentados pelo vice-presidente executivo da Reed Exhibitions, Paulo Octávio, 98% dos visitantes consideraram a Fenatran como o principal evento do setor; 82% disseram que pretendiam retornar na edição de 2017, enquanto 77% afirmaram que não visitam nenhum outro evento relacionado ao setor. Mais de 70% dos visitantes da feira em 2015 eram formados por operadores logísticos, empresas transportadoras, distribuidores e autônomos.

ESPERANÇA NA RETOMADA

Segundo Megale, há perspectivas de crescimento para o PIB neste ano, índice econômico intimamente atrelado à movimentação de carga no País: “Ainda que seja uma projeção pequena, vemos previsões cada vez melhores e a feira será importante na época em que vai acontecer: já teremos uma boa ideia do que terá sido o desempenho do setor no ano. Como se trata de uma feira de negócios, acredito que as vendas sejam incrementadas com ajuda deste evento, que acredito, será a melhor Fenatran de todos os tempos, com a certeza de que no ano que vem teremos uma trajetória mais robusta de crescimento e este setor voltará aos seus dias de glória”, disse.

Ele acrescentou que nestes primeiros dias de janeiro as vendas no mercado geral de veículos estão dentro do previsto pela entidade: “Janeiro é historicamente um mês mais fraco, mas está alinhado e dentro das nossas previsões”, reforça, sem citar números.

A associação das montadoras espera que as vendas de pesados neste ano volte a crescer após 3 anos seguidos de queda.

OPORTUNIDADES

A Fenatran serve de palco para mostrar as principais novidades e lançamentos para o segmento de transporte de carga, entre veículos e serviços. Com isto, a Anfir, associação das fabricantes de implementos, pretende fazer da Fenatran um dos pontos de encontro com potenciais compradores de outros países em conjunto com a Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos:

“Como ação adicional, queremos trazer este grupo como parte do nosso programa de fomento às exportações que estamos fazendo em parceria com a Apex, que vai investir R$ 2 milhões nos próximos dois anos neste programa, que passa a ser uma agenda definitiva para ajudar a fechar os negócios”, afirma o presidente da Anfir, Alcides Braga. O executivo avalia como positiva a participação das empresas do ramo no evento: “Na última edição [2015] foram 39 expositores do setor e tivemos um bom resultado econômico.”

Para atrair ainda mais a atenção dos visitantes e possíveis clientes, a edição deste ano contará com ações já conhecidas, como o Fenatran Experience, teste-drive de caminhões feito na área externa do pavilhão, sendo que a organizadora ainda está em fase de negociação com as montadoras que devem participar da ação; e o Congresso Fenatran, que trará debates com especialistas do mercado. Já entre as novidades estão o Premium Club Plus, um programa de vantagens para visitantes selecionados; o Encontro de Negócios, um espaço para a realização de rodadas de negócios exclusivo para visitantes participantes do Premium Club e expositores pré-selecionados, e a Ilha do Conhecimento, um espaço direcionado para a divulgação de informações técnicas do setor de transporte de cargas para todos os visitantes do evento com palestras gratuitas.

A 21ª Fenatran também abrigará pela primeira vez a Movimat, Salão Internacional da Logística Integrada, tradicional feira da cadeia logística e que agora passa a ter a Reed Alcântara como organizadora. O evento também terá sua versão de test-drive e da Ilha do Conhecimento.

As informações são do site Automotive Business

Sair da versão mobile