Ícone do site Indústria Hoje

Ford investirá em IA para avançar carros autônomos

A Ford planeja investir US$ 1 bilhão nos próximos cinco anos no desenvolvimento de um sistema de inteligência artificial para carros sem motorista.

A montadora irá investir o valor na Argo AI, uma startup fundada por ex-líderes das unidades de pesquisa em carros autônomos do Google e do Uber, e eles trabalharão rumo a um sistema que fique pronto até 2021.

A pesquisa será focada em um sistema de direção virtual capaz de operar o que é chamado de SAE level 4. É um dos cinco níveis definidos para carros sem motorista e especificamente descreve um carro autônomo que é capaz de controlar completamente o veículo em quase qualquer condição. Depois de iniciado, motoristas não precisarão prestar atenção à direção.

É um passo ainda mais avançado do que a maioria dos sistemas de demonstração que estão disponíveis hoje em dia, que ainda exigem controle do motorista em muitas situações e estão a um passo de serem completamente autônomos.

A Ford já disse que espera ter um veículo comercial nível 4 pronto para vendas em 2021.

A startup Argo AI é baseada em Pittsburgh e foi recentemente fundada por Bryan Salesky, que dirigiu o desenvolvimento de hardware na Waymo, a unidade para carros autônomos do Google e Peter Ranfer, que foi engenheiro no projeto de carros sem motorista do Uber.

Assim como outras montadoras, a Ford já deu início a pesquisa em tecnologia para direção autônoma, mas o anúncio de sexta-feira (10), que também faz da Ford a maior acionista da Argo AI, vai além dos carros da própria companhia.

A Ford disse que a tecnologia poderia ser licenciada para outras companhias que buscam tecnologia autônoma. Seria uma nova e diferente estratégia daquelas pesquisas que são conduzidas atualmente, que são focadas nos veículos próprios das montadoras.

As informações são do site IDG Now

Sair da versão mobile