Gestores e gerentes de armazém geralmente tentam responder a esta pergunta. Não é de admirar, porque é sua tarefa gerir a gestão do armazém de forma a obter a maior eficiência possível dos processos que nele decorrem.
A eficiência do trabalho depende de vários fatores importantes que devem ser lembrados no planejamento do trabalho no armazém e na organização dos processos relacionados à gestão do armazém.
O primeiro é o layout ideal do armazém. O que isto significa? Zonas especialmente designadas permitem o fluxo de informações e mercadorias de tal forma que nenhum fator adicional atrapalhe este processo.
No entanto, deve-se lembrar que dependendo do setor específico em que uma determinada empresa atua, existem diferentes combinações de localizações de zonas. Para algumas empresas, a zona de liberação ocupará uma área maior, e outras ainda utilizarão o método de armazenamento gratuito, o que lhes trará maior eficiência.
Outra forma de garantir uma boa gestão de armazém é utilizar sistemas de TI avançados que ajudarão a garantir a fluidez dos processos de armazém todos os dias. Um exemplo é a implementação do sistema WMS e integrá-lo com outros programas.
Isto permite-lhe controlar stocks e mercadorias em todas as fases da cadeia de abastecimento. Além disso, o sistema, graças a algoritmos, permite estimar a forma ideal de saída da mercadoria, o que permite ao gestor do armazém planear o trabalho eficaz de toda a equipa.