Ícone do site Indústria Hoje

Gestão eficaz da produção na indústria automotiva

Gestão eficaz da produção na indústria automotiva

As empresas que produzem componentes e acessórios automotivos costumam fazer pedidos muito mais cedo, antes que o pedido seja realmente concluído, a fim de abastecer a produção com as matérias-primas necessárias. Isto se deve à falta de um planejamento preciso do processo produtivo e é feito para poder iniciar a produção imediatamente assim que vier a confirmação do pedido por parte do cliente.

Normalmente, pela natureza da produção, vale a pena ter em estoque uma quantidade maior de um determinado material – para que ele esteja à mão quando necessário. Encomendar grandes quantidades de matéria-prima ao mesmo tempo também permite negociar um preço unitário mais favorável. No entanto, esta abordagem torna necessária a manutenção de um grande armazém, que muitas vezes apresenta excedentes.

Esse gerenciamento de matéria-prima em uma empresa manufatureira parece mais barato e rápido. Porém, apenas aparentemente, porque resultam da falta de pensamento sistemático sobre os processos de produção e da falta de cálculos reais sobre a rentabilidade deste método de operação.

Vale a pena estimar os custos que a fábrica incorre com a manutenção do armazém e o congelamento de capital na matéria-prima adquirida. Encomendar a quantidade de materiais necessária apenas para uma encomenda específica – apesar do preço unitário mais elevado – normalmente acaba por ser mais barato do que manter stock excedentário.

Porém, neste caso, para produzir com eficiência, é necessário planejar o processo de produção com muita precisão – para poder encomendar os materiais exatamente no momento em que serão necessários. Esta solução é muito benéfica para a fábrica porque em vez de ocupar o espaço do nosso armazém, a matéria-prima fica no armazém do fornecedor.

No entanto, isso exige uma mudança na estratégia de gestão dos processos produtivos da empresa por meio de um planejamento de produção muito preciso. A ferramenta que permite a implementação deste método é um sistema informático de gestão da produção, que permitirá calcular com precisão as quantidades de material necessárias para encomendas específicas.

Neste caso, será possível implementar uma estratégia de gestão just-in-time. A empresa então encomenda a quantidade de material necessária para um determinado pedido, e o fornecedor entrega a matéria-prima exatamente no momento do início da produção (outra opção – alguns dias antes da produção para o armazém tampão).

Sair da versão mobile