Ícone do site Indústria Hoje

GOOGLE DIVULGA RELATÓRIO DE INCIDENTES COM CARROS AUTÔNOMOS NOS ÚLTIMOS 14 MESES

O Google vem trabalhando no desenvolvimento de carros autônomos já há algum tempo – e está até procurando parcerias com montadoras para desenvolver seus modelos – mas ainda faltam avanços para alcançar a tecnologia final. A empresa divulgou nessa terça-feira (12) relatório dos testes nas ruas de setembro de 2014 a novembro de 2015 que mostra a ocorrência de 341 incidentes no período. 13 deles foram “contatos simulados”, ou seja, casos em que o motorista, ao assumir o controle, preveniu que o carro colidisse com algum objeto ou veículo. A empresa afirmou no relatório a importância dos incidentes para expandir a capacidade do software e identificar as áreas que necessitam melhorar.

Por lei do Estado da Califórnia, qualquer empresa que conduza experiências do gênero precisa revelar seus dados. De acordo com o Departamento de Veículos Automotores local, são dois os casos que se encaixam na categoria incidentes: quando uma falha do sistema é detectada ou no momento em que a operação segura do veículo requer que o motorista desligue o sistema autônomo e retome o controle manual do carro.

Foram 272 incidentes do primeiro caso nos 14 meses. O relatório mostra que nessa categoria os problemas se tornaram menos frequentes com o tempo. No último trimestre de 2014, o número era de um incidente a cada 1,263 km e passou para um a cada 8,558 km no fim de 2015.

No segundo caso, além dos 13 incidentes mencionados acima, mais 56 ocorreram por erros de percepção de sinalizações e violações de trânsito, por exemplo, mas não causariam colisão, segundo a empresa. Os carros do Google rodaram 2,1 milhões de quilômetros no período, boa parte na Califórnia.

Fonte: Auto Esporte 

Sair da versão mobile