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Habilidades interpessoais

Habilidades interpessoais – BLOG – REV 4.0

A formação dos alunos de uma universidade é sempre multidimensional. Lá é admitido um jovem de dezenove anos, formalmente adulto, mas com mentalidade de estudante, e após cinco anos de estudos sairá da escola como um verdadeiro adulto e totalmente preparado para o trabalho profissional, inclusive – em alguma perspectiva – para gerenciar outras pessoas. Portanto, a formação estudantil inclui formas diretas e indiretas.

As primeiras são palestras, aulas, laboratórios, seminários, provas, exames, projetos, estágios, aprendizagens, etc., cujo objetivo principal é que o aluno adquira conhecimentos atuais sobre a área estudada e as competências nela exigidas.

No entanto, as formas indiretas visam principalmente ensinar ao aluno como cooperar com outras pessoas. Isto é moldado passivamente, por professores académicos que dão aos alunos um exemplo de comportamento apropriado, e activamente – através de trabalho de grupo organizado.

Geralmente são chamadas de “habilidades interpessoais”. Incluem a capacidade de apresentar os próprios pensamentos e crenças de uma forma clara e transparente, de convencer os outros a terem razão, de negociar, de resolver conflitos de forma eficaz e de motivar os outros a trabalhar.

As universidades desempenhavam bem estas funções quando os estudantes estudavam nas suas instalações. Porém, no último semestre, devido à pandemia do coronavírus, os prédios universitários ficaram quase vazios e os alunos estudaram online. Tudo indica que assim será também nos próximos semestres, porque o coronavírus não tem intenção de desaparecer, e a concentração de milhares de estudantes em salas, corredores e passagens pode resultar numa explosão de doenças.

Se a aprendizagem continuar a ocorrer remotamente, mas em formas que sejam uma cópia das aulas presenciais, não desenvolveremos as competências interpessoais dos alunos. Se um jovem de uma cidade pequena chega a uma cidade grande e acadêmica, não mora mais com os pais, é responsável pela organização do seu próprio tempo e faz suas próprias escolhas sobre o que fazer e o que não fazer, ele tem à sua disposição laboratórios, bibliotecas, clubes de ciência e na companhia de cientistas, convidados e do estrangeiro do mundo científico, económico e social, bem como dos seus pares de vários pontos do país e do estrangeiro, desenvolve soft skills que tanto são necessário no futuro.

Se esse jovem ficar na casa dos pais, na sua cidade, e passar a maior parte do dia em frente à tela do computador, ouvindo palestras, assistindo slides e vídeos e lendo artigos, ele não desenvolverá essas habilidades. Se as pessoas trabalharam em equipa na vida real e, portanto, sabem como se comportar e agir no contacto profissional com outras pessoas, esta cultura de trabalho adquirida também terá retorno em condições de trabalho remoto através da Internet.

Para essas pessoas, a Internet abre novas e excelentes oportunidades de emprego. Porém, quem tem a cultura de se comunicar pela Internet adquirida no ensino médio, não para fins profissionais, mas apenas no contato com colegas, em meio a uma tempestade de hormônios e piadas escolares, não tem o que procurar no mercado de trabalho remoto.

As universidades devem enfrentar profissionalmente o problema do desenvolvimento de competências transversais nas condições de trabalho e na aprendizagem à distância, e não se iludir pensando que o problema não existe ou que se resolverá sozinho.

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