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A Implementação de um Project Management Office – PMO

A implementação de um Project Management Office – PMO tem como objetivo a otimização do fluxo de informações referentes aos projetos executados pela Organização. O PMO cria um novo modelo estrutural e mental no aprimoramento da prática de gestão de projetos, possibilitando uma visão global de Cronogramas e Portfólios, auxiliando gestores e membros de equipe na tomada de ações preventivas ou corretivas em relação ao avanço de cada projeto. Em uma visão de longo prazo, verifica-se que a contínua expansão das atividades para ações que disseminem a prática de gestão de projetos nas empresas e no mundo é uma consequência do impacto do quanto um PMO viabiliza as mudanças nas empresas.

É importante questionar quão desafiador é o termo gestão de projetos, cujo uso cresce continuamente nos dias de hoje. Existem também alguns outros termos equivalentes: gerenciamento de projetos ou administração de projetos. Mas afinal, o que vem a ser Gestão de Projetos? Para sabermos o que significa esta expressão é necessário antes conhecer o significado da palavra projeto.

O PMBOK (Project Management Body of Knowledge), editado pelo PMI (Project Management Institute), define projeto da seguinte forma:

“Um projeto é um esforço temporário realizado para criar um produto ou serviço único.”

Segundo Ricardo Vargas, a definição da palavra “projeto” têm dois significados. O primeiro está relacionado com o esforço para produzir um produto ou serviço único, tal como é apresentado no Guia PMBOK®. O segundo relaciona a palavra “projeto” com a disciplina do conhecimento que agrega assuntos relacionados a projetos, programas e portfólios, tal como o “P” do PMI e da IPMA e a palavra “projeto” dos cursos de MBA em Gerenciamento de Projetos.

Uma vez conhecido o significado da palavra Projeto, podemos definir o que vem a ser Gestão de Projetos:

“É a aplicação de metodologia, conhecimentos técnicos, habilidades e ferramentas na condução das atividades de projeto, a fim de satisfazer seus requisitos.”

E porque gestão de projetos é importante? Simples. Projetos mal geridos é um convite ao fracasso.  O domínio da gestão de projetos é algo muito importante. Em diversos países já começam a surgir instrumentos normativos sobre gestão de projetos. A gestão de projetos visa aumentar as chances de sucesso de um projeto, minimizar seus riscos e custos e manter todos os intervenientes do projeto satisfeitos.
Todas estas questões serão devidamente ponderadas nas próximas edições, difundindo como a cultura no gerenciamento de projetos e sua prática, agregam valor no estabelecimento de metodologia para gerenciamento de projetos de forma planejada e profissional.

Destarte, gostamos ou não de mudanças, projetos provocam um incômodo necessário para criarmos algo novo, o mundo está cada vez mais “projetizado”, nos é apresentado a cada dia um cenário de oportunidades sem precedentes.

Lilian Treff – Gestora do PMO

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