Quem pensava que as redes sociais eram somente mais uma maneira de socialização do mundo tecnológico, não poderia estar mais enganado. O crescimento contínuo de usuários nos diversos sites, como facebook, twitter, google plus, pinterest, instagram e muitos outros, cada vez mais tem influenciado diretamente inúmeras empresas a participarem desta importante ferramenta, e a partir do momento que as empresas descobriram o potencial de alcançar grupos e saber opiniões sobre seus produtos e serviços, esse conceito mudou completamente.
Porém, a verdade é que diariamente novos perfis corporativos são criados, mas apesar disso, são poucas as empresas que entenderam a importância e o dinamismo das redes sociais. Por isso, acredito que existem dois pontos que merecem destaque nesse contexto – a marca e os objetivos.
As mídias sociais devem ser entendidas como ferramentas de marketing e como qualquer outra ferramenta, necessitam de um planejamento estratégico por metas e objetivos a serem alcançados. Ou seja, antes de iniciar com qualquer postagem, pense um pouco sobre “Qual será meu objetivo?”, pois é extremamente necessário identificar as metas que a empresa está buscando ao entrar nas mídias sociais – suporte? Branding? Vendas?
A imagem que o perfil da empresa passará para o consumidor é intangível e abstrata, não podendo ser tocada ou vista, porém, é percebida pela lente do consumidor, conversando diretamente com sua mente, criando e gravando uma imagem de sua marca. E é justamente neste quesito que muitas empresas estão comprometendo sua imagem, influenciando negativamente no processo de tomada de decisão de compra.
Cheque suas postagens e veja se elas estão de acordo com a missão, os valores e o posicionamento da sua empresa perante o mercado. A percepção do seu público com sua marca será criada com base no seu conteúdo, posicionamento e abordagem. Estamos em contato com um meio de comunicação que pode alcançar milhares de usuários em poquissimo tempo.
Com o posicionamento definido, é preciso definir como gerar novos negócios através do relacionamento que é criado nas mídias sociais. Um dos pontos mais importantes é estabelecer laços com um público qualificado, ou seja, pessoas que realmente tem interesse no seu produto e/ou serviço.
Direcione seus fãs e seguidores para o seu website, para sua página de serviços. Direcione seu público para a conversão, apresente os benefícios e as vantagens de seu produto e convide-o para conhecer sua empresa.
Aproveitando o assunto, abaixo estão cinco erros comuns que as empresas costumam fazer nas redes sociais. Logo após, estão três tendências online para 2014.
Os erros mais comuns:
- Falta de Planejamento Estratégico.
- Falta de um Cronograma de Postagem.
- Não Respeitar as Características da Rede Social.
- SPAM!!
- Não ser Autêntico.
As tendências para 2014:
- Vídeos no Instragram.
- Adoção crescente de smartphones pelos Brasileiros.
- Copa do Mundo colocará o Brasil em evidência no mundo.
Andreas Potenza – Analista de Marketing na JCB do Brasil
Ouvindo Pink Floyd – The Great Gig in the Sky