Ícone do site Indústria Hoje

Inteligência de Compras


Em artigos anteriores mencionei sobre a importância do profissional de Compras conhecer seu fornecedor, conhecer a estrutura de custos dos itens que Compra.

Desta forma você pode formar a relação dos direcionadores de custo de sua empresa na parte de Compras, ou seja, quais são os principais formadores de custo que afetam seus fornecedores, que afetam os itens que  você compra.Com esta relação  você pode acompanhar, através de pesquisa própria, consultas a sites especializados em determinados materiais, consulta à sua rede de contatos, enfim através de várias maneiras, qual o comportamento de determinado material a curto e a longo prazo relativo a preços, oferta (disponibilidade do  mesmo no mercado), concorrentes produtores, etc.

Com estas informações você pode tomar decisões, ou passar estas informações para um conselho diretivo que vai poder com estas informações tomar decisões importantes para a estratégia futura da empresa a curto e longo prazo.Isto é basicamente o trabalho de “Inteligência de Compras”.

 

E porque isto é importante? Porque determinadas empresas podem ser extremamente dependentes de algum tipo de material ou insumo que qualquer variação do mesmo, quer seja em oferta quer seja em preço, pode afetar o resultado da empresa.

 

Alguns exemplos práticos:

1-      Há cerca de 4 anos atrás no Brasil havia falta do gás argônio no mercado em função da capacidade de produção ser inferior à demanda. Naquela época o preço subiu muito, mas se você, para não faltar gás em sua produção, decidisse assinar um contrato de longo prazo com seu fornecedor de forma a garantir abastecimento teria feito isto com um nível de preços muito alto. Se você não soubesse que em cerca de 2 anos teria uma nova planta no Brasil para produção de argônio que iria equilibrar a produção à demanda teria feito um mau negócio, pois depois que esta planta entrou em operação o preço reduziu muito no mercado.

2-      Há cerca de 1 mês foi aprovado a regulamentação de horário de trabalho dos motoristas de caminhão. Como isto pode afetar sua empresa? Se você tem todos os seus fornecedores próximos à sua empresa provavelmente nada. Porém se você tem fornecedores que estão há mais de 4 horas de distância de sua empresa, a viagem já vai demorar mais porque a cada 4 horas o motorista de deve parar por meia hora (este é um dos pontos definidos). E se você compra cargas perecíveis em que o tempo de transporte pode ser um fator fundamental?

São apenas dois exemplos nos quais a falta de informação pode afetar significativamente o resultado da empresa para a qual você trabalha.

Existem empresas para os quais o controle destas informações é tão importante que existe um departamento específico de “Inteligência de Compras” que  passa o tempo todo monitorando o mercado de curto e longo prazo de determinados commodities e passando as informações para os responsáveis por tomadas de decisão na empresa.Pode ser que sua  empresa não necessite de um departamento específico para este trabalho, mas conhecer o que afeta seus principais fornecedores e os materiais que você compra é um fator muito importante que vai ajudar muito no resultado da empresa na qual você trabalha.

Leia também: Como determinar o primeiro preço de compra de um item?

Até o próximo artigo.

Sair da versão mobile