Ícone do site Indústria Hoje

INUNDAÇÃO DOS MANGUES PODERÁ BLOQUEAR O PORTO DE SANTOS

A elevação do nível do mar afogará 50% da vegetação dos manguezais no entorno de Santos até 2100, fazendo com que sedimentos finos sejam liberados em grande quantidade, o que provocará o assoreamento do estuário do porto, tornando inviáveis as operações.

A previsão é do engenheiro Paolo Alfredini, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, que liderou um estudo sobre os impactos costeiros, para um relatório da extinta Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Segundo o modelo de Alfredini, até 2100 o mar subirá 80 centímetros em Santos e a cidade precisará de grandes obras de adaptação para salvar as operações portuárias. Além do assoreamento, a subida do mar reduzirá o espaço entre o cais e a água – de 1,6 metro na época da construção para 48 centímetros em 2100. “Com isso, uma simples ressaca será suficiente para inundar o cais”, afirmou.

A principal recomendação do pesquisador é a construção de dois molhes – maciços de pedra revestidos de blocos de concreto – com cinco quilômetros. “Eles confinariam as correntes de maré, aumentando a velocidade da água no canal. Isso ajudaria a limpá-lo, evitando o assoreamento com a areia do mangue.”

Fonte: Portos e Navios

Sair da versão mobile