A ISO 9001 é uma norma para empresas que desejam aplicar os programas de qualidade e, hoje em dia, é uma das mais conhecidas no país pelo público em geral. Embora possa integrar um sistema de qualidade muito maior, cada vez mais, tem sido implantando nas indústrias, o que geralmente é estampado em sites, embalagens e peças publicitárias.
A NBR ISO 9001 funciona como uma norma específica dentro de um Sistema de Gestão da Qualidade quando a organização deseja demonstrar a capacidade que possui em fornecer produtos e/ou serviços que atendam as exigências do seu cliente. Isso se dá por meio de uma melhoria contínua interna, envolvendo todos os setores da indústria ou empresa.
A partir de sua implantação, é possível monitorar e melhorar o desempenho em qualquer área de uma organização, bem como promover a motivação dos colaboradores. Veja quais são as principais vantagens de fazer uso das ferramentas da ISO 9001:
– Facilidade em gerenciar o risco do negócio, uma vez que os gerentes devem elevar o desempenho de sua organização frente à concorrência.
– Novos investimentos são possíveis por meio da reputação organização, além de remover barreiras comerciais, uma vez que indústrias que tem a norma costumam comprar de fornecedores que sigam os mesmos padrões de qualidade.
– Economia financeira é um reflexo das operações que se tornam mais eficientes, do crescimento nas vendas e da maior rentabilidade.
– Redução do desperdício graças ao foco nos seus processos operacionais.
– Incentiva a comunicação entre os setores, uma vez que é preciso pensar no todo, valorizando os colaboradores e os tornando parte importante do processo. Assim, é também mais fácil de identificar possíveis problemas que a equipe esteja sofrendo.
Como surgiu a ISO 9001
A normatização ISO 9001 foi desenvolvida no ano de 1987, quando surgiu baseada na norma britânica BS5750. A sua criação já tinha a pretensão de torná-la uma norma que fosse o norte de um padrão internacional para garantir a qualidade de produtos e serviços. Assim, seria mais fácil realizar as exportações, além de reduzir os custos de fabricação.
Embora a norma BS5750 fosse reconhecida como uma ferramenta útil da administração, que não se ocupava somente da produção, mas sim, também da administração da produção, diferente da ISO 9001, ele não adicionava aos seus objetivos a satisfação do cliente e a melhoria da gestão por processos.
Depois de ser usada de maneira diferente do que é utilizada na atualidade, em 1994 a norma passou por uma revisão e se tornou o que é hoje. O seu melhoramento principal é no que diz respeito às ações preventivas, que antes não eram aplicadas. Ou seja, a empresa não devem se ocupar somente com a inspeção final do produto, pelo contrário, é preciso monitorar desde o início o processo, como forma de prevenir o erro.
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Para que serve a ISO 9001
Hoje em dia, depois de amplamente utilizada pelas organizações, a ISO 9001 se mostrou adequada para qualquer organização que
tenha como meta a melhora contínua, a partir do monitoramento e aprimoramento constantes. Isso deve ocorrer em todos os setores, independentemente do seu tamanho.
Além disso, a ISO 9001 foi ajustada ao longo do tempo para que pudesse se tornar compatível com outras normas e especificações de sistemas de gestão, como a OHSAS 18001 de Saúde Ocupacional e de Segurança e a ISO 14001 de Meio Ambiente. Todas elas podem funcionar de modo harmonioso ao fazerem parte de uma Gestão Integrada.
Onde é usada a ISO 9001
A própria ISO 9001 afirma que todos os requisitos são aplicáveis nos mais diferentes setores da indústria e demais empresas, pois são genéricos. Assim, ela pode ser usada em organizações de diferentes tamanhos e segmentos.
É sabido que a ISO 9001, atualmente, é usada por mais de 750 mil organizações em mais de 160 países. Entre os motivos é que ela é considerada pelos especialistas, de longe, uma das melhores ferramentas para a gestão em geral.
Por Fábio Henrique e Vivian Fiorio