Ícone do site Indústria Hoje

O que é ISO/TS 16949?

isots16949

ISO/TS 16949 integra o sistema de gestão ISO e, no seu surgimento, alinhou as normas dos sistemas de qualidade automotiva que eram aplicados em diferentes países, entre eles, Brasil, Estados Unidos, Alemanha, França, e Itália.

 

Dessa forma, a ISO/TS 16949 especifica os requisitos do sistema da qualidade para projeto/desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica de produtos relacionados à indústria automotiva em todo o mundo. Como todas as fabricantes de veículos são multinacionais, é preciso que elas sigam níveis de classe mundial para a qualidade de produto, tornando-as mais competitivas.

Além disso, os fornecedores da indústria automotiva devem seguir as rígidas especificações técnicas estabelecidas pela norma. Entre os benéficos da ISO/TS 16949, destacam-se:

 

– Definição de objetivos e metas da corporação.

– Economia de tempo e custos.

– Transparência dos processos internos.

– Prevenção de erros ao invés de esperar que ocorram para serem corrigidos.

– Valorização da empresa mundialmente.

– Melhoria de qualidade em produtos e serviços.

– Satisfação de clientes, funcionários e acionistas.

– Credenciamento da empresa junto à comunidade internacional de empresas certificadas.

Como surgiu a ISO/TS 16949

Quem desenvolveu a norma ISO/TS 16949 foi a indústria International Automotive Task Force (IATF), com o objetivo de fomentar o aprimorando tanto da cadeia de fornecedores quanto no processo de certificação. Isso foi muito útil, uma vez que para os principais fabricantes de veículos a certificação nesse quesito é imprescindível na hora de fazer novos negócios.

Ao alinhar os sistemas de qualidade aplicados até então em outros países, ele substitui os demais e se tornou um padrão internacional. Os países que entraram na padronização antes usavam normas diferentes, entre elas, QS-9000, VDA6.1, EAQF e ASQ. No ano de 1999, foi quando a ISO/TS 16949 foi publicada pela primeira vez, sendo que em 2002 foi revisada.

Além disso, a ISO/TS 16949 foi desenvolvida com base na última revisão da ISO 9001, em 1994, a qual tem como objetivo definir as condições de um sistema de qualidade para todas as fases de um processo. Dessa forma, é possível considerar a ISO/TS 16949 uma variante da Norma Internacional ISO 9001 para a Indústria Automóvel.

Para que serve a norma ISO/TS 16949

A ISO/TS 16949 serve, em especial, para as indústrias que são fornecedoras do setor automotivo, sejam elas pequenas fabricantes ou mesmo grandes organizações com múltiplas instalações (multi-site), ou seja, multinacionais que estão localizadas em várias partes do mundo. Entretanto, é aplicável somente para as plantas em que existe produção ou serviço de peças.

A normal integra, ainda, junto com os requisitos específicos de cada fabricante, as condições necessárias para que o fornecedor siga o sistema de qualidade, assim, a cadeia de fornecimento do automóvel torna-se padronizada.

Além disso, as indústrias que desejam entrar no mercado automotivo devem aguardar até que entrem na lista de um cliente automotivo como um fornecedor potencial. Só a partir de então é que a empresa vai iniciar o passo a passo para conseguir a certificação da ISO/TS 16949.

Onde a ISO/TS 16949 é usada

Atualmente, a ISO/TS 16949 é praticada em mais de 25 mil organizações, em 80 países diferentes. Embora tenha sido desenvolvida para beneficiar a indústria de automóveis, ela pode ser aplicada em quaisquer empresas, desde que tenham entre as suas metas melhorar os procedimentos internos e se manterem competitivas.

O mais comum, entretanto, é que a ISO/TS 16949 integre programas de qualidade de plantas da organização onde produtos especificados pelo cliente, para produção e/ou reposição, são manufaturados. Além disso, continua sendo de extrema importância para toda a cadeia de fornecimento automotivo.

Por Fábio Henrique e Vivian Fiorio

Sair da versão mobile