Ícone do site Indústria Hoje

Linkedin: 4 erros que podem acabar com a sua credibilidade

1 – Postar uma foto informal

O erro mais comum no Linkedin, é colocar no perfil uma foto informal daquelas tiradas com o celular enquanto você preparava aquele churrasco de domingo, mas isso não é o pior. Algumas mulheres em altos cargos de empresas conservadoras colocam no perfil fotos usando roupas com decotes ousados que normalmente seriam usados para festas e outras ocasiões. Da mesma forma, alguns homens calvos não percebem que a sua cabeça está refletindo a luz, o que provoca um efeito muito esquisito e não fica muito legal na foto do perfil.

Dica: Vá até um fotógrafo profissional e tire várias fotos. É recomendado usar um traje social ou um terno. Depois escolha a melhor a atualize o seu perfil no Linkedin

2 – Solicitar recomendações

Recomendações supostamente lhe darão mais credibilidade, mas elas também podem ter efeito contrário quando os comentários são excessivos. Na maioria das vezes os comentários e elogios são superficiais exaltando habilidades básicas, sem muita relevância. Algumas recomendações podem ser interpretadas de tal forma em que o recomendador seja apenas um “bajulador”.

Dica: Aprove somente recomendações que descrevam as funções e ações que você realmente realiza dentro da organização que você trabalha.

3 – Links para uma página pessoal

Seu perfil no Linkedin se resume em sua vida profissional, proporcionando uma janela de quem você é no trabalho. Infelizmente, algumas pessoas erroneamente acreditam que sua vida pessoa é relevante – quando na verdade as pessoas que você trabalha não estão interessadas em seus hobbies, relacionamentos e assim por diante. É ainda pior é se o site pessoal for esquisito.

Dica: Somente link para um site pessoal se for um site profissional (Como um site onde você fala sobre negócios ou algo do gênero). Na medida do possível mantenha sua vida pessoal fora do mundo dos negócios.

Leia Também:
Linkedin: Você quer ser recomendado?
– Linkedin: Algumas práticas que podem prejudicar sua imagem na rede
– Como usar o LinkedIn para buscar emprego

4. Erros ortográficos e gramaticais

Eu sou o pior revisor do mundo de minhas próprias coisas, então eu estou disposto a apostar que o meu próprio perfil no Linkedin tem um monte de erros de digitação.

Para a maioria das pessoas, com ou sem razão, erros ortográficos e gramaticais em seu perfil vão fazer as pessoas pensarem que você é “burro” ou descuidado. Ou os dois. Deparei com um cara cujo perfil mostrou que ele trabalhou em “Hewlitt-Packard.”

Dica: Contrate um editor de texto profissional para ir até o seu perfil e corrigir os erros. Para a maioria dos perfis, isso, provavelmente, irá custar cerca de 50 reais no máximo.

Se você já notou outros erros que as pessoas cometem no Linkedin compartilhe conosco deixando seu comentário abaixo.

Sair da versão mobile