Ícone do site Indústria Hoje

Logística no e-Commerce: 6 aspectos importantes

Logística no e-Commerce – 6 aspectos importantes

Nos parágrafos anteriores focamos principalmente na otimização e sua essência na indústria comércio eletrônico. Porém, para poder falar de processos totalmente automatizados e eficazes, a empresa deve determinar qual modelo logístico será o mais adequado para ela. Para este efeito, apresentaremos a seguir exemplos de regimes em que as empresas podem operar.

O primeiro e mais básico modelo logístico é o chamado OYO (por conta própria), em que o empresário realiza as operações por conta própria. Existem muitas subcategorias deste modelo. Um deles é um modelo em que o proprietário atende os pedidos direto de sua casa. Outra situação é quando o empresário tem uma papelaria própria e esta serve de armazém na loja online. A última e mais complicada solução é utilizar os serviços de um operador independente e do seu armazém.

Dropshipping é outro modelo logístico ao qual vale a pena prestar atenção. Todas as operações logísticas são realizadas pelo fornecedor. Depois de receber um pedido da empresa encomendante, o atacadista envia o pacote ao cliente e acerta as contas com o lojista pelos preços de atacado acordados.

O terceiro modelo ao qual vale a pena prestar atenção é o chamado “Pseudo just in time”, que combina os dois anteriores – dropshipping e OYO. Nesse esquema, o proprietário da empresa depende da mercadoria do atacadista, mas a embalagem e o envio são feitos por ele mesmo.

Não temos que investir na mercadoria, mas graças ao facto da mercadoria passar pelas nossas mãos, podemos ter uma grande influência no estilo de embalagem da encomenda, nos transportadores ou na adição de “brindes” ou folhetos à encomenda.

As vantagens são semelhantes aos modelos anteriores. No entanto, quando se trata de risco, o maior desafio é, em primeiro lugar, o tempo de encomenda prolongado e, em segundo lugar, os custos de envio mais elevados (do grossista para nós e de nós para o cliente).

O último modelo é o 3PL (Logística de Terceiros). Baseia-se na seleção de uma empresa externa à qual são subcontratadas uma ou mais funções logísticas. Para esperar a operação eficaz deste modelo, são necessárias atividades como integração adequada de sistemas, mapeamento de produtos e definição de termos críticos.

As lojas online podem utilizar vários modelos de serviços logísticos. Para escolher uma solução à medida, é necessário analisar a empresa quanto à sua especificidade, número de pedidos processados ​​e etapas da cadeia de abastecimento, predisposições e planos estratégicos.

Sair da versão mobile