A diferença entre serviços de atendimento e serviços logísticos padrão resulta principalmente da oferta de serviços específicos adaptados às atividades de comércio eletrônico. Os clientes das lojas online são geralmente clientes individuais.
Por esta razão, além das soluções logísticas tradicionais oferecidas a grandes distribuidores ou cadeias de varejo (por exemplo, embalagem e separação de pedidos onde a unidade de medida é caixa, pacote, palete), a Fulfillment oferece soluções de lojas online que permitem a execução eficaz de unidades , grupagem e encomendas mistas.
As empresas de atendimento também oferecem novos serviços não padronizados, que visam ajudar a eCommercom a se destacar no mercado. Estes incluem: completar conjuntos fora do padrão, pacotes personalizados com gadgets personalizados; oferecendo remessas 24 horas por dia, 7 dias por semana; entrega em um horário específico (por exemplo, 18h de sábado).
Todos estes elementos são uma resposta à natureza específica das atividades de comércio eletrónico e à crescente concorrência no mercado do comércio eletrónico. O apoio do cumprimento pode ser usado para obter uma vantagem competitiva que não pode ser alcançada lidando sozinho com a logística.