Ícone do site Indústria Hoje

Marca e Branding


Ao pensarmos em lançar um produto e/ou serviço no mercado, nos deparamos com um processo de vital importância para qualquer empresa – A marca. Podemos afirmar que a marca é o conjunto de atributos tangíveis e intangíveis, que são simbolizadas por um logotipo, gerenciado de forma adequada e que criam influência e geram valor para os consumidores.

Segundo Philip Kotler diz, marca é “nome, termo, signo ou símbolo, ou uma combinação destes que tem a função de identificar os bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e diferenciá-los dos concorrentes”.

Atualmente existem inúmeras marcas que se sobressaem em seus mercados de tal maneira que se tornaram sinônimo de uma categoria. Isso acontece com fotocopiadoras, palhas de aço, fitas adesivas, entre outros. (Aposto que os nomes vieram na mente de vocês!).

Conseguir o sucesso de uma marca não é tarefa fácil. Inúmeros são os elementos e atributos necessários para dar início ao estudo da marca, como por exemplo,  conhecer o mercado, os players e os hábitos de consumo dos prospects.

De acordo com a Global Brands, “Branding é o conjunto de ações ligadas à administração de marcas”. São ações que tomadas com conhecimento e competência, levam as marcas além da natureza meramente financeira, passando a fazer parte da cultura e influenciando a vida das pessoas. De forma sintetizada, podemos conceituar o branding como o conjunto de ferramentas voltado ao gerenciamento do principal ativo intangível da empresa: sua marca.

O grande objetivo do branding, para os bons profissionais de marketing, é fazer com que suas marcas entrem ou permaneçam na galeria daquelas que venceram o cada vez mais disputado jogo do mercado.

Independente de qual seja a situação do profissional de marketing ou da empresa com relação às suas marcas, é importante saber como gerenciar marcas de forma efetiva e eficaz, evitando assim problemas de imagem futuros com os produtos e serviços ofertados.

Dessa forma, a marca e o gerenciamento dela passa a ser uma estratégia de diferenciação entre empresas. A estratégia irá depender de como a empresa irá se posicionar, encontrar um caminho ainda não explorado e atuar de forma criativa e eficaz sobre o mercado.

Devemos lembrar sempre que as pessoas consomem marcas, mas também gostam de saber que estão levando uma estrutura, um conjunto de valores,  por trás delas. E isso é muito mais do que um logotipo. Para ter sentido na vida dos consumidores, é vital que a marca transmita valores como confiança, segurança, ética, qualidade, criatividade e responsabilidade.

Andreas Potenza – Analista de Marketing na JCB do Brasil

Ouvindo The Black Keys – Little Black Submarines

Sair da versão mobile