Ícone do site Indústria Hoje

Matriz BCG: O que é, e como esta Ferramenta pode ajudar nas Vendas

A matriz BCG foi criada com a finalidade de analisar os produtos oferecidos pelas empresas e analisar também o ciclo de vida de cada um deles.

A partir dessa análise de negócio seria mais fácil verificar, dentre os itens oferecidos, aqueles que dão muito lucro, os que são rentáveis, mas estão estagnados, os produtos que têm um futuro incerto dentro da empresa e aqueles que não geram lucro algum.

Matriz BCG – Como fazer?

  1. ESTRELA: é o produto carro-chefe da empresa. É o mais rentável, mas também é o que mais sofre com a concorrência.

Para mantê-lo gerando bons lucros, é preciso buscar estratégia de vendas para diferenciá-lo dos demais no mercado. Caso não consiga esse efeito, o produto estrela pode tornar-se uma “vaca leiteira”.

  1. VACA LEITEIRA: é aquele produto ou negócio que tem um bom desempenho, mas sem muita oportunidade de crescimento. Como são já estão estabilizados, não exigem muito investimento da empresa.
  2. INTERROGAÇÃO: é o produto ou negócio que apesar de possuir grande índice de crescimento, não possui muita participação no mercado. Para isso precisam de um grande investimento.
  3. ABACAXI / CACHORRO: É o produto que tem uma participação ínfima no mercado e, além disso, possui baixas chances de crescimento. Tanto podem ser repensados e melhorados, como podem ser descartados caso verifique-se que não há mais como aproveitá-lo.

Matriz BCG – Mais Exemplos

Vamos aplicar a matriz BCG na análise dos tipos de aparelhos de televisão.

A matriz BCG é muito importante para direcionar o rumo da empresa. Muitas vezes a insistência em manter determinado produto, até mesmo por tradição, exige muito investimento e quase nenhum retorno.

Essa análise de negócio é uma forma eficaz de identificar o ciclo de vida dos produtos oferecidos no mercado. Descobrir o que é rentável e buscar estratégia de vendas que o mantenha no topo, onde investir mais e o que precisa ser descartado, se for o caso.

Espero que tenha gostado do artigo de hoje. Não esqueça de deixar sua opinião nos comentários. Um abraço e até a próxima.

Sair da versão mobile