As mudanças na economia estão se acelerando. Ao procurar formas de reduzir a incerteza, são monitorizadas as tendências e tendências visíveis na economia moderna. Alguns deles são particularmente importantes e presume-se que terão um grande impacto na definição do futuro. Eles são chamados de megatendências.
As tecnologias modernas influenciam a criação de novos modelos de negócios, relações sociais e tornam-se uma resposta aos crescentes recursos naturais e à crise climática. Ao mesmo tempo, o processo de urbanização está a aumentar e a percentagem de pessoas que vivem nas cidades está a aumentar à escala global. Eles são o foco de todos os desafios e problemas contemporâneos.
Os desafios que as cidades enfrentam atualmente incluem ameaças relacionadas com a exploração excessiva do tecido urbano, a degradação do espaço e das áreas verdes, bem como a necessidade do seu maior desenvolvimento para o bem dos residentes.
É, portanto, necessário garantir a coesão económica, social e territorial no espírito do desenvolvimento sustentável, tendo simultaneamente em conta as últimas tendências relacionadas, entre outras, com a digitalização progressiva.
A qualidade de vida e o desenvolvimento das áreas urbanas são determinados pela disponibilidade de infra-estruturas modernas, novas formas de distribuição de bens e serviços públicos, especialmente locais, e canais de comunicação eficientes entre as autoridades governamentais locais, os empresários e a comunidade local.
Soluções modernas e inteligentes, integração dos sistemas de informação e comunicação com infraestruturas e serviços, incluindo municipais, contribuem para aumentar o valor da cidade, a sua eficiência, funcionalidade e logística, permitindo reduzir custos e melhorar as condições de vida dos residentes.
As tendências contemporâneas de desenvolvimento e as soluções modernas são também visíveis nas atividades inovadoras das empresas do setor da economia municipal e dizem respeito a todas as áreas da sua atuação, influenciando não só os efeitos das atividades desenvolvidas, mas também a qualidade dos serviços prestados aos residentes.