Ícone do site Indústria Hoje

Mercado de novos veículos já tem queda de 23,31%

A indústria de veículos amargou mais um mês de vendas fracas: em outubro, o número de emplacamentos chegou a 185.291, somando automóveis e comerciais leves, o que representa uma expressiva queda de 37,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Em comparação a setembro último, também houve queda, ainda que bem menos acentuada, de 5,68%. Os números são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

No resultado acumulado de 2015, que considera as vendas de janeiro a outubro, o cenário também é desfavorável. A queda na comercialização de veículos durante esse período chega a 23,31% em relação aos dez primeiros meses do ano passado: são 2.066.947 automóveis e comerciais leves, ante 2.833.239 em 2014, segundo os levantamentos feitos pela Fenabrave.

Global. Diante da crise enfrentada pela indústria automobilística nacional e das sucessivas retrações do setor, o Brasil, na passagem de agosto para setembro, caiu de sexto para oitavo maior mercado do mundo em vendas de automóveis. No acumulado dos nove primeiros meses do ano, o país permaneceu na sétima colocação do ranking. O levantamento é da consultoria Jato Dynamics do Brasil, com base em dados de emplacamentos de 27 países, dos cinco continentes.

O maior produtor de veículos continua sendo a China, que contabilizou 1,8 milhão de unidades comercializadas em setembro último. Os Estados Unidos estão na vice-liderança, com 1,4 milhão de veículos vendidos. A Grã-Bretanha saltou de 11º para terceiro maior mercado de veículos do mundo, com 521 mil unidades.

Fonte: Portal O Tempo

Sair da versão mobile