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Mix de Marketing – Conheça mais sobre os 4 P`s de Marketing


Um dos conceitos mais clássicos e famosos do assunto, o Mix de Marketing  ou Composto de Marketing, foi criado com o intuito de fortalecer o conceito de marketing, segundo o qual, sua função é agregar mecanismos que fazem com que o seu produto/marca/serviço possa ser adquirido

Mas, na prática, o que são os 4 P`s de marketing e como ele pode ser desenvolvido pela sua empresa? E mais: o que isso fará com o seu empreendimento?

São essas perguntas que este artigo está prestes a responder de maneira fácil e rápida.

Quais são os 4 P`s de Marketing?

Os 4 P`s na verdade representam os quatro pontos mais importantes de qualquer estratégia de marketing: produto, preço, praça e promoção.

Imagem – Retirado de marketingdeconteudo.com

O objetivo destas 4 palavras e seu significado vão de encontro a um único fim: vendas.

Logo após a construção da sua marca, estes 4 pontos são as questões-chave que levarão a sua empresa/empreendimento ao sucesso.

P de Produto

Em primeiro lugar para a sua empresa existir ela precisa oferecer algo ao mercado. Neste ponto é preciso definir o que é que está sendo oferecido e porquê. Qual a necessidade dele no mercado. Enumerando, é preciso questionar-se os seguintes aspectos:

Além deste ponto é necessário saber quanto tempo de mercado este produto/serviço irá ser rentável e partir disso definir, anteriormente, estratégias para o futuro.

P de Preço

Neste ponto reside a função de existir de seu empreendimento, já que é a partir do dinheiro arrecadado com o seu produto que surgirá retorno para a existência e permanência da sua marca.

Aqui cabem alguns outros questionamentos como:

Respondendo a estas perguntas tenha em mente que o seu produto carregará sua marca e é através da sua qualidade (ou não) que ela se sustentará em relação a outros produtos da empresa.

P de Praça

Aqui cabe saber uma definição melhor a respeito do assunto (no que diz respeito à sua tradução – Placement – que pode ser traduzido para a área como “Colocação de Mercado”, e, como os outros pontos, merecem ser questionados nos seguintes pontos:

Neste ponto será definido como e onde sua empresa estará disponível para os seus clientes. É preciso definir um local em que público-alvo e produto/serviço estejam num encontro inevitável – e que este encontro resulte em venda.

P de Promoção

No sentido de promover sua marca e seu produto, este ponto tem como objetivo transfigurar o sentido literal da palavra marketing numa estratégia de vendas efetiva. Cabe questionar-se:

Leia também:
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Como fazer?

Antes de mais nada, dentre a maior parte das estratégias de vendas, o mix de marketing  é relativamente simples.

Exige, sobretudo, pesquisa e um conhecimento de mercado – seja de locais, seja de períodos – para que assim ele possa ser efetivo e fornecer um retorno positivo à sua empresa/negócio/empreendimento.

É preciso definir um planejamento estratégico, antes de tudo, para que se possa definir e discutir formas de incluir os 4 pontos listados pelo mix marketing  de forma positiva.

Entendendo na prática – Exemplos

O mix de marketing  é importante para implementar uma estratégia da empresa para impactar o público-alvo da forma correta.

Apesar de ser um conceito de funcionalidade essencial como estratégia de vendas para muita gente é algo ainda muito abstrato, mas citemos como exemplo a venda de água no sinal x a água Perrier.

Considerando seus preços, praça e promoção, podemos considerar que são condizentes, principalmente, com os seus públicos-alvo, que variam de acordo com a sua necessidade.

Podemos então considerar que o Mix de Marketing é um eficiente método de estratégia de vendas se levarmos em consideração os pontos citados acima – que se forem seguidos passo a passo se converterão em forma de lucro e vendas.

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