Ícone do site Indústria Hoje

Mudar de emprego durante a crise é arriscado?

Um ano que apresenta um momento de instabilidade econômica merece a atenção dos profissionais que sentem que suas carreiras estão abaladas devido à crise, muitos especialistas mostram que este período irá melhorar, mas a decisão de mudar de emprego durante a crise é um fator a ser analisado com maior cuidado e atenção. Saber avaliar se chegou o momento certo de tomar está decisão é fundamental para que o profissional não se arrependa posteriormente, se você está insatisfeito com o seu atual emprego, chegou a hora de ver uma posição em outra empresa.

Confira 3 dicas para mudar de emprego durante a crise

1- Avalie as possibilidades

Faça um mapeamento das empresas em que você gostaria de trabalhar, analise a estabilidade da nova corporação perante o mercado, confira a possibilidade de crescimento, pondere a faixa salarial que a empresa apresenta, tente conversar com algum funcionário que já esteja trabalhando para saber como estão os setores internos, e assim pondere as possibilidades de mudança de ares. Às vezes correr riscos pode ser uma boa probabilidade de conquistar um novo emprego excelente.

2- Dê olho no mercado

Durante a crise alguns segmentos sofrem mais perdas econômicas do que outros ficar dê olho no mercado em qual deseja adentrar é imprescindível para não se desapontar, tenha em mente as profissões que mais estão em alta e veja se seu cargo se alinha a estas áreas. Escolher o segmento certo neste momento instável poderá lhe ajudar a tomar uma decisão mais coerente, escolha empresas que mais estão se destacando no mercado de trabalho.

3- Pese os prós e contras

Em um ano de crise econômica muitas vezes o profissional deve ponderar os pós e contras dentro da empresa em que já trabalha, ver se o cargo em que está apresenta salário compatível com o mercado, os benefícios estão de acordo com a proposta da empresa, converse com algum colega de trabalho e explique que deseja mudar de emprego durante a crise e veja o que ele diz a respeito, muitas vezes a opinião de quem está de fora nos auxilia mais. Pondere todos os fatores positivos e negativos e faça a melhor escolha.

Escolher mudar de emprego durante a crise pode ser uma boa oportunidade para adentrar em uma empresa mais consolidada, antes analise se de fato você deve ou não tomar esta decisão, caso ainda não seja o momento ideal, certifique-se de manter um networking favorável dentre os colegas de trabalho, assim o cargo atual não será um fardo tão difícil.

Confira 9 falhas que acabam com a vida de um profissional:

 

E você quer mudar de emprego? Envie sua experiência pra gente.

Sair da versão mobile