Os holandeses estão interessados em investir no Porto do Pecém. Já houve inclusive encontro na noite da última quinta-feira, 3, em São Paulo, entre o diretor do Porto de Rotterdam, Roger Clasquin, e o governador do Estado, Camilo Santana.
Localizado no município de São Gonçalo do Amarante, o Porto do Pecém já conta com a assessoria técnica e tecnológica dos dirigentes de Rotterdam desde setembro de 2015. Os holandeses trazem a experiência do hub port (porto concentrador) da Holanda – o maior da Europa.
A reunião com representantes holandeses foi registrada na página do Facebook do governador. “Os holandeses têm interesse em investir no Porto do Pecém, o que será muito importante para a geração de empregos e o desenvolvimento da região. O Porto de Roterdã é o principal da Europa e um dos maiores do mundo”, comemorou, Camilo, na publicação.
Também estiveram presente no encontro os secretários Élcio Batista, chefe de Gabinete, André Facó, secretário da Infraestrutura, e o presidente da Companhia da Integração Portuária do Ceará (Cearaportos), Danilo Serpa.
Maior porto marítimo da Europa, o Porto de Rotterdam é atua como hub port. Ele está localizado na cidade de Rotterdam, na Holanda do Sul, nos Países Baixos. De 1962 até 2002, foi o porto mais ativo do mundo. Atualmente, foi ultrapassado por portos asiáticos, como os de Singapura e de Xangai, mas continua sendo importe para o transporte marítimo e operações de comércio exterior.
Fonte: Portos e Navios