Ícone do site Indústria Hoje

O papel estratégico da metodologia na Gestão de Projetos

RESUMO

A Gestão de Projetos (GP) exerce um papel estratégico na conciliação de interesses, tornando-se um fator crítico de sucesso na condução eficiente e eficaz de projetos. Quando se cria e institui uma metodologia de Gestão de Projetos, baseada na Linha PMI (Project Management Institute), que é apresentada como ferramenta pelo PMO (Project Management Office), desenvolve-se atributos essenciais que se tornam vantagens estratégicas, sustentável e duradoura alinhados a princípios e práticas que levam a resultados efetivos.

INTRODUÇÃO
A metodologia objetiva a identificação adequada do escopo do projeto, cumprindo com os requisitos baseados na Tripla-Restrição (atendimento do escopo, prazo e custo predefinidos) que compõe o gerenciamento de projetos.

Em adição, permite uma equivalência entre os modelos PMBOK (Project Management Body of Knowledge) e o ciclo PDCA (Plan–Do–Check–Act – Figura 1). A aplicação de uma metodologia na gestão de projetos estabelece acompanhamento contínuo dos projetos e, também possibilita a rápida identificação e correção de desvios, assim como a transformação das ações bem sucedidas em procedimentos padrão.


Consta-se que, aplicando a metodologia de GP e focando os principais processos envolvidos no gerenciamento de projetos (iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento), a conclusão dos projetos no prazo definido, dentro do orçamento e com o nível de qualidade adequado será assegurada.
Ademais, atingidos os objetivos iniciais e a eficácia da metodologia de GP, os esforços serão voltados para desenvolver e melhorar os processos, atualizar softwares e meios de comunicação, reciclar a equipe e obter os melhores resultados das lições aprendidas.

Pretendemos demonstrar que trabalhar segundo uma metodologia de GP é essencial para obter sucesso na expansão da cultura de gerenciamento de projetos e gerar resultados sustentáveis em uma organização.

Os desafios na definição de uma linha Estratégica para potencializar a implementação de uma metodologia de gestão de projetos, e que impacte diretamente no resultado do negócio, são:

CONSIDERAÇÕES GERAIS
Cabe ressaltar que, para se aplicar uma metodologia de Gestão de Projetos, o PMO tem que estar alinhado as principais diretrizes estratégicas da organização. E os esforços em curso para padronizar, medir, controlar e melhorar as capacidades do projeto, programa e portfólio, organizados e integrados, para que essas diretrizes indiquem e estabeleçam que tipo de ação possa melhorar os processos e os pontos a serem corrigidos.

Destarte, acreditamos que a implementação estratégica de uma Metodologia na Gestão de Projetos, garante a perenidade e sustentabilidade da autonomia do PMO, contribuindo com a taxa de sucesso dos projetos e resultando em ações que otimizem as operações e potencializem as boas práticas em Gestão de Projetos.

Sair da versão mobile