Ícone do site Indústria Hoje

O que é e como funciona um motor hidráulico?

Um dos elementos básicos na indústria é o motor, sendo que ele pode ser de diferentes tipos e um deles, bastante utilizado e com várias aplicações, é o motor hidráulico, que tem como função transformar a energia da água em movimento em energia mecânica. Além de água, é possível usar outros líquidos, como óleo, o que é o mais utilizado no setor industrial.

Como funciona o motor hidráulico

Para funcionar, o motor hidráulico deve receber um fluído, que chega canalizado em tubos hidráulicos pressurizados pela bomba hidráulica, sendo que o líquido é armazenado em um reservatório. Um motor de combustão interno colabora para que a bomba hidráulica da unidade do fluido seja encaminhada para o motor hidráulico.

Desse modo, o líquido que se move sob pressão gira o motor, uma vez que flui através dele e, depois, retorna para o reservatório. O ciclo se repete, assim, é o motor é mantido em funcionamento. Tudo isso acontece graças a um conjunto de partes distintas, como a bomba hidráulica, válvulas e mangueiras. A bomba hidráulica é usada para conduzir o fluido, sendo que a bomba de engrenagem é o modelo mais comum para trabalhar com um motor hidráulico. (Veja o Vídeo no final do post)

A bomba de engrenagem envolve duas engrenagens, sendo que a sua ação rotatória contribui para empurrar o óleo da entrada até a saída.

Leia também:

O que é e como funciona um cilindro hidráulico?
O que é uma Escavadeira Hidráulica?
O que é e como funciona uma bomba hidráulica?

Modelos mais comuns de motor hidráulico

Existem diferentes tipos de motores hidráulicos, entre os mais comuns, estão:

Motores de engrenagem: esse tipo de motor hidráulico é formado por duas engrenagens conectadas em uma caixa retangular, com tubos em lados opostos (entrada e saída). Um fluído de alta pressão é introduzido no local, fluindo através da periferia, nas pontas dos dentes da engrenagem e da parede da caixa. Isso permite as engrenagens girarem e, como os dentes das engrenagens conectadas evitam que o óleo retorne, ocorre assim arotação contínua.

Motores de aleta: esse modelo tem um único rotor (que gira em torno do seu próprio eixo, criando movimento de rotação) com aletas (pás) que saem de um compartimento. Além disso, há duas portas de entrada, situadas em lados opostos do motor, com duas portas de saída entre elas. Quando uma pá está próxima de uma porta de entrada, move-se contra a parede da caixa, assim, o óleo segue empurrando as pás e o motor é girado pela pressão do fluido. A vantagem desse tipo de motor é que ele costuma ter um preço mais barato, porém, é menos eficiente e não tolera bem baixas velocidades.

Motores de pistão: é constituído por um tambor de cilindro contendo uma série de pistões. O óleo de alta pressão é compelido no centro do tambor, assim, é difundido aos diferentes pistões, que são forçados para fora de encontro a uma placa angular. Impelindo a placa em um ângulo, os pistões giram a placa e geram o torque. Esses modelos são mais eficientes que os motores de aleta e são mais duráveis, além de serem mais propícios a altas pressões e baixas velocidades, porém, têm custo mais elevado.

Aplicações dos motores hidráulicos

Os motores hidráulicos são usados em diversos procedimentos, uma vez que sua aplicação é ampla. O seu uso vai desde unidades de gruas e guinchos até em veículos militares, escavadoras e gruas autodirigidas. Os inúmeros processos em que atua um motor hidráulico incluem, ainda, os trituradores de carros, fornos, cortadores de trincheira, unidades de alimentação e transporte, plataformas de perfuração, unidades de agitador e misturador, unidades de biodigestores, entre muitas outras funções.

 

Vídeo Funcionamento Motor Hidráulico de Engrenagens 

Por Fábio Henrique e Vivian Fiorio

Sair da versão mobile