Ícone do site Indústria Hoje

O que é um carro híbrido?

O Sistema Híbrido

Diante dos preços e de uma provável escassez de combustíveis no futuro, os engenheiros têm trabalhado no desenvolvimento de veículos híbridos, mais econômicos e movidos por outras fontes de energia.A maioria dos modelos desenvolvidos possui dois motores, um convencional a combustão e outro elétrico que passa funcionar após o início do deslocamento.

O maior desafio dos engenheiros é a geração e o armazenamento da energia elétrica necessária para movimentar o veículo. Os desafios são grandes, mas a solução é urgente, já que os benefícios são imensos, principalmente na questão ambiental, pois não emitem gases poluentes.

Por ser recente, muita gente desconhece essa tecnologia e pergunta: O que são os carros híbridos? Apesar de para muitos parecer uma novidade, não é bem assim. Muita gente já dirigiu um veículo híbrido. Uma bicicleta motorizada, por exemplo, é equipada com um pequeno motor a gasolina para arrancar e depois utiliza a energia do ciclista para se movimentar. Muitas locomotivas também utilizam sistemas híbridos. Veja abaixo o sistema de Automóvel híbrido a gasolina e eletricidade.

Tecnologia do carro híbrido

Diante de tantas pesquisas e sistemas de propulsão anunciados, o consumidor ainda tem muitas dúvidas. O que é um carro híbrido? Ele vai chegar para valer? Polui menos? Essas perguntas e muitas outras ainda dependem do andamento do trabalho dos engenheiros, que têm se esforçado para buscar as melhores soluções.

Atualmente existem três tipos de sistemas híbridos. No primeiro, o motor elétrico auxilia o motor a propulsão para melhorar o desempenho. No segundo, o motor elétrico é o responsável pela locomoção e motor a propulsão auxilia no arranque e na geração de energia, enquanto no terceiro tipo é possível usar apenas o motor elétrico, mas, se necessário, dependendo da carga, os dois sistemas podem funcionar simultaneamente.

Benefícios da Tecnologia Híbrida

Algumas metrópoles brasileiras estão implantando ônibus com sistemas híbridos de locomoção e têm chamado a atenção dos passageiros que não notam muitas diferenças entre eles e os convencionais. E perguntam: o que é um carro híbrido? Quais as diferenças? É eficiente? As maiores diferenças estão na economia de combustível e na diminuição de emissão de gases tóxicos na atmosfera, por isso, acabam contribuindo para a melhoria da qualidade do ar nas grandes cidades. Para os passageiros, mais silêncio e a certeza de contribuírem para melhorar o meio ambiente. Quanto aos carros, ainda são poucos os modelos à disposição dos consumidores.

Desde o lançamento do primeiro carro híbrido de série, o Toyota Prius, em 1997, muita coisa mudou, inclusive ele mesmo, que já está na terceira geração e já alcançou a marca de um milhão de unidades vendidos em mais de 70 países.

Mercado dos veículos híbridos

Todas as montadoras estão trabalhando em seus próprios projetos e novos conceitos são lançados ano a ano. Desde modelos esportivos, como o Porsche 918 Spyder, que chega a 350 km por hora, considerado rei dos híbridos, passando por modelos de luxo Mercedes-Benz E 300 BlueTEC Hybrid, o japonês Lexus CT 200h ou o alemão BMW ActiveHybrid 3, ou mais simples, como o francês Peugeot 3008 Hybrid4 ou o japonês Honda CR-Z já estão chegando e prometem revolucionar o mercado. Mas, no Brasil, ainda continua a pergunta: o que é um carro híbrido? Por aqui, a invenção ainda vai demorar um pouco. Apenas a Toyota cogita montar em terras brasileiras o seu modelo mais conhecido, o Prius. Assim, é aguardar para ver se o Brasil vai participar dessa revolução verde. Por enquanto, à venda, no mercado brasileiro, além do Toyota Prius, podem ser encontrados os luxuosos Mercedes Benz S400 e o Ford Fusion Hybrid.

Sair da versão mobile