Ícone do site Indústria Hoje

O que é Manutenção Curativa?

Todo equipamento necessita de manutenção ao longo de sua vida útil, componentes, peças e rolamentos com o passar do tempo apresentam rachaduras, ferrugens ou mesmo deterioração por falta de lubrificações, após a constatação de panes e falhas seguidas, é recomendado que o técnico realize a Manutenção Curativa. Estas degradações apresentam custos de reparação e perdas nas linhas de produção das indústrias, confira um pouco mais sobre o que é Manutenção Curativa.

O que é?

A Manutenção Curativa é o conjunto de técnicas realizadas após a pane de equipamentos ou componentes, estas falhas que ocorrem sucessivamente prejudicam a linha de produção das fábricas e acarretam uma perda de produtividade muito grande.

Após a realização da manutenção corretiva que consiste em trocar as peças com defeitos, caso o maquinário ainda apresente alguma falha, então a manutenção curativa entra para solucionar este tipo de problema, o técnico responsável determina quais são os possíveis componentes que estejam ocasionando estas falhas, muitas vezes é um conjunto de ações que apresentam erros.

Este tipo de manutenção necessita de pessoal qualificado para descobrir de onde está vindo essas panes, pois cada parada na linha de produção é um custo a mais para a indústria.

Descobrindo o problema em questão, testes e análises são feitas em todo o equipamento, o acompanhamento do monitoramento também é necessário para identificar melhor qual a origem destas falhas, então é introduzida a modificação técnica deste equipamento, somente assim o problema poderá ser sanado e a empresa não perderá mais horas com as máquinas paradas.

Desvantagens desta manutenção

• Alto custo para a empresa;
• Período de parada indeterminado;
• Equipe especializada em falhas;
• Maiores custos para reparação;
• Assistência técnica terceirizada;
• Perdas de produção importantes.

Como todas as manutenções têm vantagens e desvantagens a manutenção curativa apresenta maiores chances de paradas não programadas, por este motivo a manutenção preventiva é mais recomendada para as indústrias.

Conheça um pouco mais dos outros tipos de manutenção no vídeo a seguir:

Sair da versão mobile