O SRM ou “Gestão do relacionamento com fornecedores” é um conjunto de ações e procedimentos que visa que sua empresa tenha controle e gerenciamento sobre a cadeia de fornecedores de forma a auxiliar na tomada de decisões e negociações. Nos artigos anteriores já citei uma série de procedimentos que, quando aplicados conjuntamente e sistematicamente, se transformam em um “SRM”.
Vejamos alguns destes procedimentos:
• Critério de aceitação para que uma empresa seja apta a ser fornecedor da sua empresa, ou seja, deve ter certificação ISO 9000, 14000, TS, etc? Deve ser avaliada obrigatoriamente por uma equipe de sua empresa baseado em premissas previamente definidas?
• Divisão de suas compras em commodities ou áreas, como por exemplo, contratos, manutenção, itens produtivos, matéria prima, etc.
• Com esta divisão é possível saber quem são seus principais fornecedores com relação a gasto anual, tipo de material fornecido (item exclusivo?), localização estratégica, etc. Desta forma você pode determinar a forma de relacionamento comercial com o fornecedor, ou seja, se for um fornecedor que forneça um item comum de mercado você pode manter um baixo estoque e procurar por melhores preços; se for um fornecedor que forneça um determinado material exclusivo você deve procurar um contrato que garanta as entregas para sua empresa em qualquer circunstância e manter um estoque de segurança.
• Monitoramento da performance dos fornecedores nos quesitos qualidade, pontualidade de entrega e preços.
• Com esta ferramenta você pode acompanhar o desempenho de seu fornecedor mensalmente e tomar ações caso alguma área não esteja de acordo com a performance mínima desejada ou contratada junto ao fornecedor. Esta ferramenta auxilia também na tomada de decisão para novos produtos, ou seja, se você tem um fornecedor que está com problemas de entrega dos seus pedidos atuais você não vai nomear este fornecedor para fornecer novos itens porque com certeza seus problemas vão aumentar.
• Equipe externa que atue junto ao fornecedor buscando não somente resolução de problemas, mas melhorias de processos e produtos. Esta equipe visa ter uma comunicação mais próxima junto ao fornecedor e visa identificar não somente os problemas que o fornecedor pode causar, mas também os problemas que sua empresa causa no fornecedor, e que muitas vezes pode ser a principal razão de uma má performance.
Leia também:
– Como apurar a Performance de Compras?
– Como medir a performance de compra de matéria prima?
Com todas estas ferramentas, e outras que sua empresa possa ter, sistematicamente aplicadas você consegue criar um SRM que lhe trará muitos benefícios na gestão de fornecedores uma vez que todas as usam e decisões deixam de ser “achismos” e passam a ter uma razão lógica, demonstrada por resultados. Isto cria um respeito muito maior por parte das empresas que fornecem para sua empresa e também motivação para melhoria e continuidade do fornecimento.
Mesmo com todas as ferramentas e dados implementados, um dos pontos principais de sucesso de um “SRM” é a comunicação clara e transparente com seu fornecedor de forma a sempre termos todos os pontos esclarecidos e resolvidos. Isto pressupõe também que toda a organização de sua empresa entenda, e pratique, que o fornecedor não é um inimigo, mas sim um elemento muito importante de cadeia produtiva para sucesso de sua empresa e seu produto junto ao cliente final.
Até o próximo artigo.