Ícone do site Indústria Hoje

O que é TPM -Total Productive Maintenance?

Diversos fatores contribuem para o eficaz andamento de uma fábrica ou empresa, são levados em consideração alguns aspectos relevantes para que toda linha de produção seja abastecida e continue seu processo sem falhas ou mesmo paradas, tendo em mente este propósito a Manutenção Produtiva Total (TPM), foi desenvolvida no Japão no Japan Institute of Plant Maintenance, trata-se de um sistema capaz de eliminar perdas, diminuir custos, reduzir paradas e garantir a qualidade contínua dos processos industriais, a Total Productive Maintenance engloba todos os empregados no ciclo de produção de uma fábrica.

Pilares da TPM

A Total Productive Maintenance se sustenta a partir de 08 pilares que buscam oferecer a integração de cada processo produtivo, ou seja, todas as etapas são interligadas para realizar uma maior integração dos indivíduos, equipamentos e sistemas produtivos, está metodologia é eficaz e ganha mais destaque dentro das organizações, pois sua eficácia já está comprovada desde a década de 50.

 

Confira 8 pilares da Total Productive Maintenance:

1 – Educação e Treinamento;
2 – Manutenção Autônoma;
3 – Manutenção Planejada;
4 – Melhorias Específicas;
5 – Segurança, Saúde e Meio Ambiente;
6 – Manutenção da Qualidade;
7 – Controle Inicial;
8 – Gestão Administrativa.

Objetivo da TPM

Com o objetivo de buscar um gerenciamento mais dinâmico e gradativo a Total Productive Maintenance, trás a evolução permanente da estrutura de todos os envolvidos no andamento da manutenção dos equipamentos. Isto significa ter foco no aperfeiçoamento das pessoas, da qualidade dos produtos ou serviços prestados e do bom fluxo dos meios de produção, assim todos os envolvidos estarão cientes de qual caminho seguir, caso algum contratempo ocorra na fábrica.

Veja a seguir os 6 grupos de objetivos gerais e mensuráveis que a implementação da TPM pode proporcionar para sua empresa.

 

A TPM e suas perdas

A Total Productive Maintenance também apresenta uma relação de perdas altamente significativas para as empresas, tendo em nota todas essas falhas o processo de integração de todos os indivíduos é mais bem analisado, tendo assim a solução apresentada mais rapidamente e diminuindo possíveis paradas na linha de produção. Contudo, podemos ver que a eficiência profissional, as perdas de rendimento e as perdas das cadeias de suplementos são indicadores importantes que influenciam neste processo para cada setor industrial.

Analise logo abaixo os fatores que levam as perdas significativas neste processo de TPM.

 

Gostou do artigo de hoje? Até a próxima.

Sair da versão mobile