O passo mais importante que o aproximará da escolha de um bom programa ERP é analisar as necessidades de negócio de tal implementação. Ao definir suas metas e métricas, você organizará informações sobre como a empresa atuou até o momento e o que ela realmente precisa.
Se você não tiver certeza de como fazer isso, vale a pena contar com a ajuda de um gerente de projetos experiente, de uma consultoria ou de um fornecedor selecionado. Preste atenção até nos mínimos detalhes e pense também no usuário final.
Depois de determinar suas necessidades e objetivos de implementação Sistema ERP, você pode prosseguir com a seleção dos módulos e funcionalidades de que necessita. Escolha aqueles que você mais precisa e cubra totalmente as áreas da sua organização que deseja melhorar.
A abordagem “mais é melhor” pode não funcionar na implementação de novo software. Isso acontece quando você investe em um módulo que não irá utilizar – você incorre em custos desnecessários.
Por exemplo, se a sua contabilidade for liquidada por uma empresa externa, não faz sentido investir fundos no módulo de contabilidade. Melhor alocá-lo para outra prioridade. Além disso, não se esqueça que mais áreas do sistema tornam sua implementação mais demorada.